Categorias: Eventos Webmaker

Maker Party – LabCEU Sertãozinho-SP

Garotada reunida no último dia da Maker Party no LabCEU em Sertãozinho

Garotada reunida na Maker Party realizada no LabCEU em Sertãozinho

No final de julho (29, 30 e 31) aconteceram em Sertãozinho várias atividades da Maker Party, abaixo vocês conferem um pequeno relato de tudo que aconteceu por lá:

O processo de planejamento das atividades foi iniciado com uma reunião com os gestores do CEU e do LabCEUs em Sertãozinho, onde o plano de atividades foi apresentado e discutido. Inicialmente não havia um cronograma fechado e as primeiras palestras lá no espaço ajudaram a visualizar qual público seria efetivamente atingido pelas atividades. Após esse contato, definimos a agenda de atividades e separamos três dias para realizar a Maker Party na última semana de julho. Definimos o cronograma e os Workshops que seriam realizados (seguimos as atividades disponibilizadas no site da Maker Party) e as palestras de introdução utilizando o conteúdo disponível na cartilha do Cert.Br.

Primeiro dia de atividades – Quarta-feira (29/07)

Na quarta-feira iniciamos as atividades da Maker Party. No primeiro horário realizamos uma breve palestra/bate-papo com o pessoal que estava presente (cerca de 14 pessoas) discutindo sobre a segurança na internet. Nesse primeiro momento, os participantes já demonstraram bastante interesse e inclusive participaram bastante da palestra comentando sobre situações de seus cotidianos e realizando várias perguntas sobre o tema.

Depois da palestra, iniciamos o Workshop para falar sobre o funcionamento básico da Internet e de redes, IP, conceitos de rastreamento e da localização dos IP’s utilizando sites específicos. É legal observar como os participantes já tinham vários conceitos bem definidos sobre a internet e a facilidade que eles têm com relação a tecnologia. Rapidamente eles já estavam sugerindo sites para consultarmos o IP e a localização no mapa. Na segunda atividade do dia falamos sobre senhas e conceitos de senhas seguras. Os participantes sugeriram algumas senhas e elas eram testadas ao vivo para verificar a força da senha e quanto tempo levaria para quebrar com força bruta. Todos deram sugestões, inclusive, depois se animaram e começaram a digitar várias tentativas de senha.

Galera atenta na apresentação

Segundo dia de atividades – Quinta-feira (30/07)

Na quinta-feira o público aumentou um pouco e iniciamos as atividades discutindo questões de privacidade na internet e os riscos da exposição excessiva. Depois falamos um pouco sobre as várias redes sociais. Na segunda atividade, a Mariana demonstrou a utilização do Plugin LightBeam da Mozilla, que exibe de maneira gráfica os sites e serviços de terceiros que estão coletando dados de navegação. Eles sugeriram sites que costumam utilizar e o mapa foi surgindo. Depois de 8 acessos já haviam mais de 62 sites na listagem!

No Workshop da quinta-feira os participantes começaram a projetar conteúdo para utilizar no App do Webmaker. Eles pegaram muito rápido os macetes da utilização do App e, sem muita cerimônia, já foram construindo o conteúdo (eles escolheram falar sobre games). Cada um dos grupos (eram 4 ou 5 celulares com o app) foi coletando dados sobre o jogo que escolheu, para depois montar uma página exibindo essas informações. Como é necessária a conexão com a internet para o funcionamento, isso dificultou um pouco a atividade devido à lentidão e ao baixo sinal do Wireless.

IMG_20150831_192305  IMG_20150831_192309  IMG_20150831_192336

Das 19h às 20h aconteceu também uma palestra sobre segurança na internet, que foi realizada pelo Diogo, com participação especial do Rodolfo. Eles são de Jaboticabal (SP), participaram do primeiro MozCoffee que aconteceu em Jaboticabal e já se mostraram interessados em contribuir palestrando em um dos dias! A galera também compareceu em peso e participou da atividade.

Bate papo sobre segurança na internet

Terceiro dia de atividades – Sexta-feira (31/07)

No último dia realizamos um Workshop utilizando o X-ray Goggles. Depois de realizar a instalação do Firefox nas máquinas do Laboratório, nós explicamos como configurar o X-ray Goggles e depois como ativá-lo. Nessa hora foi difícil conseguir a atenção de todos devido à animação deles ao ver como era possível alterar as páginas. Foi muito legal observar a empolgação de todos.

20150729_152732

Depois de alterar alguns sites e criar uma notícia divulgando as atividades na parte final do Workshop, apresentei a eles um pouco mais sobre o HTML e seu funcionamento básico.Utilizei esse jogo, que montei como forma de ilustrar, e fui explicando o funcionamento dos blocos e como devemos realizar a montagem. Para que ficasse claro, abri o Bloco de Notas e os participantes foram “montando” o site, dando sugestões de alteração enquanto eu operava o teclado e ia colocando as Tags e explicando mais sobre cada uma delas.

Para encerrar as atividades, no final, pedimos aos presentes para escreverem do que gostaram de fazer nesses dias e o que gostariam de saber fazer. Esses dados estão nos apoiando no planejamento das próximas atividades. Para fechar rolou salgadinho, bolo, suco e muita festa durante a premiação dos participantes (Óculos, Camiseta, Broche, Adesivos, Pulseiras e tudo mais).

IMG_20150729_182320

Dados sobre as atividades

Participantes

A maioria dos participantes do evento eram garotos de 7 até 16 anos. Durante todos os dias de evento apenas duas mulheres participaram (uma no primeiro dia e outra garota à noite no segundo dia). Considerando esse aspecto, seria interessante planejar atividades que possam trazer as garotas para o LabCEU de Sertãozinho e tornar o espaço mais igualitário.

A grande maioria estuda na parte da manhã ou da tarde e frequenta o CEU nas horas livres. Quando não estão participando das atividades de alguma ocupação no LabCEU eles  normalmente apenas navegam e/ou jogam na internet. Pelas perguntas que realizamos nos primeiros dias, a grande maioria não utiliza o laboratório como ferramenta de estudo ou pesquisa, e sim como lazer e diversão.

Quanto ao conhecimento com relação à tecnologia, a maioria deles já participou de alguma atividade utilizando o computador no próprio LabCEU ou em outros locais. Alguns já tem computador em casa e vários deles possuem celular.

Próximas atividades

No último dia eles responderam sobre quais atividades gostariam de fazer. A maioria dos participantes gostou bastante das atividades de criação de conteúdo. Talvez alguns workshops para passar o básico de HTML, CSS e JS sejam alternativas bacanas. Além disso, algumas respostas eram relacionadas a games. O conteúdo que for trabalhado nas próximas atividades de alguma forma deve abraçar essas atividades que eles gostam de fazer, para que a participação e interesse ocorra de forma natural.

Outras fotos

IMG_20150730_175050   IMG_20150730_175110   IMG_20150730_175118

IMG_20150831_192157   IMG_20150831_192211   IMG_20150831_192256

IMG_20150831_192325   IMG_20150831_192340   IMG_20150831_192347

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *