Categorias: Eventos Mozilla

Get Smart On the Web Workshop com Juventude Conectada

Por Geraldo Barros,

A Mozilla esteve presente nos dias 25 e 26 de Julho nas formações e treinamentos do Programa Juventude Conectada da Prefeitura de Campinas, o programa de inclusão e cultura digital da cidade de Campinas.

A Mozilla Brasil promoveu 2 dias completos de workshops e palestras baseadas no Get Smart On The Web ou em português, Fique Esperto na Web, que cria um momento de questionar, aprender, fazer e conversar sobre cibersegurança, rastreamento e vigilância governamental na web, baseado nas políticas da Mozilla e de especialistas. Tome o controle, proteja-se e defenda suas informações na web.

Fique Esperto na Web é diretamente ligado ao tema de Segurança e Privacidade, pois há abordagem de conteúdo e interação sobre o controle e proteção de dados online, ainda como bônus é abordado tema sobre vigilância governamental que traz conscientização sobre boas práticas em políticas de privacidade e segurança de dados.

Get Smart On The Web – Workshop

Desafio – Feche as cortinas!

O workshops começaram com um desafio do dia! Todos os participantes receberam um par de etiquetas pequenas multiuso e tinham que descobrir até o final do dia como aquelas etiquetas protegem a privacidade e segurança do usuário.

De modo geral as etiquetas podem servir para cobrir a webcam ou microfone quando não são usados, é uma prática do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg e também recomendação da Mozilla disponível em Vigilância Governamental do Get Samrt On The Web.

Rastreamento

Antes de ensinar boas práticas, cada sessão do workshop começou com um debate importante sobre a sessão, em rastreamento a discussão foi baseada em 3 questões:

  • Você se sente no controle de suas informações pessoais on-line?
  • Você sabe o que é cookie (não, não o tipo delicioso)?
  • Você já se perguntou por que alguns conteúdos, como anúncios, parecem segui-lo?

Este é um espaço para todos os participantes criarem pequenos grupos ou trabalhar em dupla para refletir sobre as questões e apresentar coletivamente.

Após a discussão foi o meomento de aprender um pouco mais sobre o tema, apresentamos o funcionamento do rastreamento, cookies, personalização, rastreamento sem permissão e conversamos sobre outros tipos de rastreamento que ocorrem fora da web.

Ensinamos também formas de tomar o controle e evitar o rastreamento, explicamos sobre o custo oculto de ser grátis, formas de desvendar os rastreadores e a importância de excluir as contas não usadas e proteger perfis.

Cibersegurança

A sessão de cibersgurança começa com uma discussão quente com 3 questões:

  • Você verifica se há conexão segura quando navega na Web? Você sabe como reconhecer uma?
  • Você está fazendo o suficiente para proteger sua informação on-line como você faz com suas propriedades pessoais?
  • Quantas senhas você usa, e há quanto tempo você as têm?

De modo geral as pessoas reconhecem um site seguro pelo certificado SSL exibido na barra de endereço do navegador, mas não usa essa característica para discernir entre usar um serviço ou não por motivos de segurança.

A cibersegurança envolve proteger a si mesmo e suas informações on-line. Um dos pontos da discussão é que você não pode prevenir todas as ameaças – on-line ou na vida real. Mas você pode, definitivamente, minimizar seu risco com consciência e bom senso.

Aqui nessa sessão abordamos os temas Manipulação, Malware e Ataques de Computadores e de Rede que tiveram a participação do Matheus Bernardes que é especialista e pesquisador na área de segurança da informação.

Ensinamos boas práticas e conversamos sobre “esteriótipos” populares sobre segurança da informação, capacitando os participantes a contruir sua própria rede de segurança.

Vigilância Governamental

A sessão de vigilância governamental é a minha preferida, pois é onde conversamos sobre políticas públicas onde é discutido temas sobre a a web aberta e livre e liberdade de expressão na rede.

Começamos com um debate guiado em uma pergunta e 3 pontos específicos:

  • Se você não está sob investigação, o governo deveria ser capaz de:
    • monitorar suas chamadas telefônicas?
    • ler seus e-mails e visualizar as imagens enviadas?
    • saber o que você pesquisou na Web?

Aqui nessa sessão conversamos muito sobre a história de Edward Snowden, vigilância em massa feita todos os dias por governos de todo o mundo.

Apresentamos pontos ideais para a construção de legislação que venham regulamentar a privacidade e segurança na grande rede, que são: Impacto mínimo, Responsabilidade e Segurança do usuário.

Orientamos todos sobre como se manter informado e tomar posições sobre temas relacionamos a políticas públicas que venham regulamentar a internet e apresentamos uma série de dicas para “fugir” da vigilância governamental.

O risco da troca de fotos de nudez

Matheus Bernardes coordenou uma apresentação que fala sobre os riscos das fotos de nudez, conhecidos popularmente como “nudes”.

Virou moda a galera mandar os famosos nudes, e acabam salvando essas fotos em seus computadores, mas qual o risco que a pessoa corre fazendo isso? Como alguém pode roubar essas fotos? Como se proteger?

Matheus apresentou um modelo de ataque, onde um cibercriminoso envia um malware para vitima, e ele tem como objetivo roubar somente fotos intimas das pessoas e envia-las para o atacante, que pede um resgate para não vaza-las.

E após isso tenta conscientizar os participantes a não deixar esse tipo de coisa salva no computador e caso deixe salvo, fazer o máximo possível para garantir que um malware como esse não venha a prejudicá-los.

Desafio Mozilla nos Telecentros

Educadores do Programa Juventude Conectada capacitados! É hora de compartilhar o conhecimento para os milhares de usuarios telecentros da cidade de Campinas terem a oportunidade de aprender a tomar o controle de suas informações online.

Durante o próximo mês a Mozilla Brasil vai apoiar 10 propostas de atividades de telecentros da região que serão desenvolvidas pelos educadores e com apoio de voluntários da Mozilla na região, que em sua maior parte provém do Leão Mozilla Clubs.

Fique ligado no blog da Mozilla Brasil! Em breve temos novidades de novas atividades!

Fotos, fotos e fotos!

Get Smart On the Web with Juventude Conectada

Juventude Conectada

O Juventude Conectada é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas para promover inclusão digital e social, por meio de acesso gratuito a tecnologia da informação nos telecentros comunitários implementados nos diferentes territórios da cidade.

O Programa também prevê a formação e atuação de jovens de 15 a 29 anos com oferta de bolsas pedagógicas e uma grade de formação em cidadania e desenvolvimento pessoal, cultura digital e gestão de telecentros, preparando esse jovem para atender o público do telecentro com a realização de oficinas e acesso livre à internet bem como, para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho.
Saiba mais sobre o programa.

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *