Categorias: Eventos Firefox OS

6º Uruguaiana Tech

O Uruguaiana Tech é um evento que tem o objetivo de trazer a comunidade local às novidades e assuntos em alta na área de tecnologia, o evento ocorre anualmente em Uruguaiana/RS e é organizado pelo SENAC, este ano o evento foi realizado no Lions Club. Fomos convidados para palestrar no evento sobre a plataforma Firefox OS e a comunidade, então eu e o Samuel Flores representamos a comunidade da Mozilla Brasil.

1º Dia

Recebi o Samuel na rodoviária e fomos direto ao evento. Lá dividimos o SWAG para os dois dias do evento e organizamos nossas coisas, conversamos com o pessoal da organização que sugeriu que ficássemos bem na entrada, arredamos uma mesa e colocamos o SWAG que tínhamos e também ficamos com o Firefox OS do Samuel por ali para quem quisesse ver o dispositivo, o SWAG se esgotou bem rápido e pessoal conversou conosco sobre a comunidade e o Firefox OS.

SWAG na Entrada

No primeiro dia ocorreram 2 palestras, que combinaram com nosso conteúdo. A primeira “Aperitivos Tecnológico” ministrada pelo José Inoue e Werner Feijó onde o Firefox OS foi citado como alternativa de dispositivo móvel que mantém a privacidade do usuário. E a segunda “Hacking Ético” ministrada pelo Thiago Finardi que falou bastante sobre segurança e privacidade.

Palestra 1º Dia

Após o fim das palestras fomos com o pessoal do evento comer um cestão(que delícia) e conversamos sobre vários assuntos do nosso dia a dia. Logos após revisamos os Slides e começamos a programar como seria nossa apresentação.

2º Dia

No 2º dia passamos a tarde preparando e decidindo como seria nossa apresentação, optamos por colocar algumas piadinhas(pena que o pessoal não pegou todas) para descontrair. Depois de tudo preparado arrumamos nossas coisas e fomos para o evento, chegamos cedo para preparar tudo no local, colocamos uma música de abertura para cativar o pessoal.

O Inoue fez nossa apresentação e começamos com 3 perguntas para conhecer mais o pessoal, 1ª Quem é desenvolvedor Mobile? Poucos se manifestarem, 2 ª Quem já mexeu com HTML 5? Ainda poucos, para descontrair perguntamos quem curtia Heavy Metal, muito mais pessoas se manifestaram.

Palestra Mozilla 2º Dia

O público era bem leigo quanto à desenvolvimento, salvo alguns que já estavam na área e os alunos de Informática do SENAC. Fizemos uma palestra em introdutória ao desenvolvimento Web e ao Firefox OS, começamos mostrando um vídeo de apresentação do Firefox OS, falamos sobre os dispositivos com Firefox OS comercializados no Brasil e sobre as camadas Gecko, Gaia e Gonk. Abrimos o Firefox OS Simulator, falamos um pouco sobre ele e o Werner(palestrante) gritou “Que delícia de simulador caraaaa!”. Demonstramos na prática como era simples desenvolver um página Web e porta-la para o Firefox OS, fizemos até um teste com a API de chamadas.

Para encerar falamos sobre a comunidade da Mozilla Brasil e fizemos um MozQuiz para sortear algumas camisetas.

MozQuiz valendo Camisetas

Após o fim da palestra montamos novamente a mesa com o SWAG que havíamos reservado para o segundo dia e pessoal foi lá para conversar conosco e tirar algumas fotos, os desenvolvedores nos pediram informações de como começar a desenvolver para Firefox OS e algumas pessoas pediram informações de como comprar um Firefox OS.

Para encerar evento ocorreu uma palestra sobre Big Data ministrada pelo José Manuel Balbuena que foi muito boa. Após nos reunimos com o pessoal da organização para o encerramento e para comer uma pizza(que delícia), trocamos algumas ideias sobre o mundo nerd e tecnologia e rimos muito.

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *