Categorias: Eventos Firefox OS

Semana do Técnico em Informática – IFAL Palmeira dos Índios

Nos dias 22 e 23 de Outubro, ocorreu a Semana do Técnico em Informática no IFAL – Campus Palmeira dos Índios. O evento possui como objetivo principal mostrar para os alunos do curso técnico-integrado novas tecnologias para as qual eles podem desenvolver. Fomos convidados para falar sobre a comunidade e as tecnologias da Mozilla, então eu e Bruno Lima representamos a comunidade da Mozilla Brasil.

Primeiro dia

O ciclo de palestras da tarde iniciou com a palestra Envolva-se, pra mostrar para os alunos o que é a Mozilla, seus principais projetos tais como Mozilla Club, WoMoz e SuMo e explicar como funcionam e quais as principais formas para contribuir.
Em seguida, o Bruno falou sobre privacidade, mostrando porque é algo todos devem se preocupar Ele citou exemplos de aplicações que mesmo sem o usuário saber, monitoram boa parte do que ele está fazendo. Em seguida mostrou como Mozilla trabalha para mudar isso, demonstrando  algumas ferramentas do Firefox como o LightBeam, uma extensão que mostra todos os sites de terceiros que estão conectados aos sites visitados, e também a utilização de algumas ferramentas que protegem seus dados, como o buscador DuckDuckGo e o Tor.
DSC02065

DSC02071DSC02080

O evento foi encerrado com uma palestra minha sobre Firefox OS, com objetivo de fazer uma introdução ao workshop de desenvolvimento de aplicativos que haveria no dia seguinte.  Poucos alunos até então haviam ouvido falar sobre o sistema operacional, mas no final ficaram empolgados sobre como poderiam contribuir e ajudar o sistema operacional a crescer no país.

Segundo dia

O dia inteiro foi focado em um workshop para desenvolvimento de apps no Firefox OS.

A maior parte dos alunos que estava lá nunca haviam desenvolvido para a web, então boa parte do workshop foi focada em mostrar como a páginas da web funcionam, mostrando várias possibilidades de personalização de uma página com as tags HTML, os estilos em CSS e interações em JavaScript.

Após os alunos melhorarem suas habilidades com a plataforma, foi a vez do Firefox OS. Primeiro, mostramos como funciona a WebIDE e quais as ferramentas que são utilizadas para seu desenvolvimento, depois o foco foi no desenvolvimento do aplicativo, onde criamos um app simples, apenas com listagem de imagens.

Para finalizar, exploramos o Marketplace, mostrando como é feito o envio de um app.

IMG_20151023_090807

 

IMG_20151023_163810

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *