Categorias: Firefox

Rolagem suave: como um navegador Web removeu o Jank

Veja este cenário: é cerca de 6 da manhã em um dia da semana e seu despertador não tocou. Você está correndo para pegar um voo e provavelmente se atrasará. O telefone está exibindo o seu táxi se aproximado, o que pode ajudá-lo a ganhar algum tempo. Você se apressa para pegar as informações no site da companhia aérea em seu notebook (porque você esqueceu de baixar o aplicativo, é claro), você está percorrendo a página obrigatória de dados da viagem quando a janela do seu navegador congela bem no meio da tela. Nessa hora, o táxi chega, o motorista lhe envia uma mensagem de texto. A frustração toma conta enquanto você tenta fazer, em vão, que o navegador responda. O táxi buzina quando, de repente, a página responde aos seus esforços de rolar a página e você acaba no final dela. Felizmente, você viu que o voo está atrasado em 20 minutos, mas não graças ao seu navegador lento!

Rolagem suave: como um navegador Web remove Jank

Este tempo de resposta é conhecido como jank e é um problema que o Firefox abordou no lançamento do Eletrólise (e10s), a funcionalidade de multiprocessos do navegador. A solução para eliminar o jank da rolagem de tela no navegador é chamada de APZ (asynchronous panning and zooming). O APZ permite que o conteúdo seja pré-renderizado antes de entrar na janela de visualização.

Embora tivéssemos variações do APZ ao longo do tempo, o novo multiprocessos do Firefox faz a rolagem ser mais suave e responsiva do que nunca. No navegador Firefox antigo, com processo único, o jank foi responsável por tornar o navegador incapaz de lidar com as demandas necessárias para exibir uma página da web ao mesmo tempo que o usuário inseria uma entrada (como a rolagem da tela).

Ter múltiplos processos significa que seus cliques e rolagens podem ser gerenciados de forma muito mais eficiente porque eles são processados imediatamente, em vez de ficarem parados por causa de outro conteúdo (fazendo você se atrasar para seu voo.)

Um comentário sobre “Rolagem suave: como um navegador Web removeu o Jank”

Publicar um comentário

  1. Jamson escrito em

    Amo o Firefox!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *