Categorias: Mozilla

Nosso lançamento mais rápido e bonito de todos: o Thunderbird 115 “Supernova” chegou!

Em nome da equipe do Thunderbird, do Conselho do Thunderbird, de nossa comunidade global de colaboradores e de nossa estendida família Mozilla, estamos incrivelmente empolgados em anunciar o lançamento inicial do Thunderbird 115 “Supernova” para Linux, macOS e Windows! Na versão deste ano, estamos entregando muito mais do que apenas outro lançamento anual. O Supernova representa uma reformulação modernizada do software, tanto visualmente como tecnicamente, mas mantendo a familiaridade e flexibilidade esperada do Thunderbird.

“Supernova é o início de uma nova era do Thunderbird”, afirma Ryan Sipes, gerente de desenvolvimento de produtos e negócios do Thunderbird. “Ele estabelece uma base sólida e bonita para futuras versões que tornarão o Thunderbird um cliente de email significativamente melhor. E não iremos parar até que seja a melhor opção de todas”.

“Durante o ano passado, refizemos algumas partes mais antigas da nossa base de código com o objetivo de modernizar e facilitar a manutenção e a extensibilidade”, diz Alex Castellani, diretor de engenharia de produtos do Thunderbird. “Fizemos o melhor possível para atingir um equilíbrio confortável entre novos recursos e mudanças na interface para agradar novos usuários, mas mantendo o layout e a interface atual que milhões de usuários conhecem e gostam de usar. Este é o primeiro passo em direção a um Thunderbird mais flexível, confiável e personalizável, que acomodará diferentes necessidades, preferências e jeitos de usar”.

Veja um resumo de alguns dos melhores novos recursos e melhorias no Thunderbird 115. Para ver a lista completa, consulte este artigo de suporte.


Exibição em cartões modernizada

A nova exibição em cartões do Supernova é nossa versão do conhecido layout vertical de lista de mensagens, perfeito para quem está acostumado com aplicativos modernos de email. A exibição em cartões emula uma lista de interface de dispositivos móveis, com suporte a múltiplas linhas em cada item, oferecendo uma aparência mais confortável para reduzir a carga cognitiva. Mas como queremos que o Supernova seja familiar para quem já usa, a exibição tradicional em tabela continua disponível.

Novíssimo logotipo do Thunderbird

O Supernova tem um novíssimo logotipo do Thunderbird, honrando nossa história e a conexão vital com a Mozilla, ao mesmo tempo representando a revitalização de nossa marca e um futuro sustentável e promissor.

Novo menu do Thunderbird

Barra de ferramentas dinâmica unificada

O Supernova apresenta uma única barra de ferramentas dinâmica, com opções contextuais e usadas com frequência, com base na aba ou área ativa no momento. Assuma o controle total, personalizando a barra de ferramentas e a disposição da janela para se adequar perfeitamente ao seu jeito de usar.

Menu intuitivo do aplicativo

O novo menu do aplicativo (≡) no Supernova agora é acessível pelo teclado e foi reprojetado para ser usado de forma mais rápida e fácil. Menos submenus, opções globais persistentes e iconografia consistente se combinam para criar uma experiência de uso muito mais intuitiva.

Design de agenda aprimorado

Como parte de um esforço contínuo para modernizar e atualizar a agenda do Thunderbird, o Supernova apresenta um layout de “mini-mês”, melhorias na grade de dia/semana/mês, uma paleta de cores agradável e muitas outras pequenas mudanças.

Controle de densidade elegante

Mude a configuração de densidade e tamanho de fonte com facilidade no novo menu do aplicativo

Você usa vários monitores com diferentes resoluções de exibição? O Supernova permite escolher configurações de densidade e tamanhos de fonte perfeitos para o aplicativo todo, com apenas um clique no menu do aplicativo.

Novos modos de pasta ordenáveis

O Supernova te dá mais controle ao oferecer modos de pasta ordenáveis. Exiba todas as suas etiquetas no painel de pastas, ative ou desative pastas locais, ou mova suas seções preferidas de modo de pastas para cima ou para baixo com apenas um clique. Menos deslizamento, mais produtividade.

Exibição atraente de etiquetas

Usar etiquetas é parte poderosa e habitual de seu fluxo de trabalho, então o Supernova adiciona a atraente exibição “Etiquetas” ao painel de pastas. Mude rapidamente para suas categorias personalizadas de etiquetas, codificadas por cores, para encontrar e filtrar mensagens ainda mais rápido.

Catálogo de endereços aprimorado

O Supernova dá continuidade à evolução do catálogo de endereços modernizado, lançado no Thunderbird 102. Você desfruta de uma nova exibição tabular, formato de edição aprimorado, botões de exclusão e melhor acessibilidade.

Melhor acessibilidade

Por falar em acessibilidade, o Supernova melhora substancialmente a navegação com teclado e com acessibilidade de leitores de tela no aplicativo todo. Também expandimos bastante a capacidade de navegar por botões e pelo conteúdo de emails usando as teclas Tab e de setas.

Mais a caminho…

O Supernova está em constante evolução. Ao longo do próximo ano, faremos muitas melhorias nos recursos existentes no Supernova e incluiremos novos, incluindo sincronização do Thunderbird. Atualize para a versão 115 e experimente o futuro do Thunderbird!


Como obter o Thunderbird 115 “Supernova”

Como acontece com qualquer lançamento principal, às vezes tomamos conhecimento de casos isolados após testes públicos significativos. A equipe do Thunderbird só irá ativar atualizações automáticas quando estiver confiante de que não existem tais problemas. Manteremos vocês informados nas plataformas de mídias sociais. Quem usa o Thunderbird 102 continua a receber atualizações de segurança durante esse período.

Em Linux, o momento deste lançamento e de atualizações automáticas subsequentes pode ser determinado pelos mantenedores da distribuição que você usa. Se for conveniente para você, recomendamos instalar o Thunderbird Flatpak do Flathub, que agora é empacotado e mantido pela equipe do Thunderbird. Note que o 115 ainda não está disponível no Flathub no momento desta publicação.

Se não quiser esperar uma atualização automática, o Thunderbird 115 também está disponível para ser baixado diretamente em thunderbird.net, para Windows, Linux e macOS.

Quer dar uma olhada nas diferenças entre o 102 e o 115? Confira esta incrível lista de comparação.

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *