Categorias: Firefox

Veja o que está acontecendo no mundo de extensões

Cerca de um terço dos usuários do Firefox já instalou extensões, seja para adicionar recursos poderosos ou mudar o tema visual, personalizando a experiência de uso de navegação na web. Mas se você não está familiarizado com isso, saiba que extensões são como aplicativos dentro do navegador. Elas podem adicionar todo tipo de recurso ao Firefox para tornar a navegação mais rápida, mais segura, ou simplesmente mais divertida.

Em 2022 foram incluídas algumas mudanças empolgantes ao mundo de extensões. A maioria dessas mudanças tem relação com fundamentos e acontece na profundamente técnica retaguarda do sistema, tipicamente fora de vista da grande maioria dos usuários do Firefox. No entanto, se você se orgulha de frequentar canais populares de segurança cibernética, lê as notícias mais recentes sobre tecnologia ou desenvolve suas próprias extensões, então pode ter percebido você mesmo algumas dessas mudanças.

Caso não esteja a par das novas mudanças em extensões, vamos te mostrar uma análise detalhada!

Há vários anos, o Google propôs o Manifest V3 (ou seja, várias mudanças intrínsecas no framework de extensões do Chrome). Muitas dessas mudanças introduziriam incompatibilidades entre o Firefox e navegadores baseados no Chromium. Significa que os desenvolvedores precisariam oferecer suporte a duas versões bem diferentes de suas extensões, caso quisessem ter disponíveis para usuários tanto do Firefox como de navegadores baseados no Chromium. Um fardo pesado para a maioria dos desenvolvedores, o que poderia resultar em algumas extensões só estar disponíveis para um navegador.

Acreditamos que os usuários do Firefox se beneficiam mais quando têm acesso a uma seleção mais ampla de extensões e recursos úteis disponíveis, desta maneira sempre fizemos apostas de longo prazo em compatibilidade entre navegadores e recursos orientados por padrões para extensões.

Sendo assim, concordamos em incluir suporte ao Manifest V3 em extensões, mantendo um alto nível de compatibilidade para oferecer suporte ao desenvolvimento padronizado entre navegadores. No entanto, há algumas áreas críticas, como segurança e privacidade, onde nossos princípios exigem uma linha de ação diferente. Em algumas poucas áreas escolhidas, decidimos divergir da implementação do Chrome e incorporar nossos próprios elementos nitidamente da Mozilla. Assim, a versão do Firefox do Manifest V3 fornece interoperabilidade de extensões entre navegadores, junto com salvaguardas de privacidade e segurança exclusivamente aprimoradas e compatibilidade melhorada para extensões de dispositivos móveis.

Se anúncios lhe dão arrepio, então uma distinção que fizemos acerca de bloqueadores de anúncios tem sido especialmente crucial para os amantes de privacidade em todo lugar.

Bloqueadores de conteúdo são super importantes para usuários do Firefox atentos a privacidade e tendem a ser o tipo mais popular de extensão de navegador. Não apenas impedem que anúncios que dão arrepios tentem te seguir pela internet, mas também tornam a navegação mais rápida e ininterrupta.

Então não nos surpreendemos ao saber que usuários do Chrome se preocuparam ao saber que vários bloqueadores de anúncios mais populares da internet, como o uBlock Origin, perderiam algumas de suas funcionalidades de preservação de privacidade no navegador web do Google, como resultado das mudanças que o Manifest V3 traz à plataforma de extensões do Chrome. Mudanças que fortalecem outras facetas de segurança, embora infelizmente limitam a capacidade de determinados tipos de extensões de privacidade.

Mas fique tranquilo que, apesar dessas mudanças na nova arquitetura de extensões do Chrome, a implementação do Firefox do Manifest V3 garante que você pode acessar as ferramentas de privacidade mais eficazes disponíveis, como o uBlock Origin e outras extensões de bloqueio de conteúdo e preservação de privacidade.

O novo botão de extensões no Firefox deixa o controle na mão dos usuários.

A adaptação ao Manifest V3 também abriu caminho para uma nova adição útil na barra de ferramentas do navegador Firefox: o botão de extensões. Isso dá aos usuários a capacidade de inspecionar e controlar quais extensões têm permissão para acessar sites específicos que você visita.

A maioria das extensões precisa de acesso a dados do usuário em sites para funcionar, o que permite às extensões oferecer recursos poderosos e atender uma variedade de necessidades dos usuários. Lamentavelmente, este nível de acesso a sites pode ser mal utilizado e comprometer a privacidade do usuário. O botão de extensões essencialmente fornece aos usuários uma capacidade de escolha que não existia antes.


O painel mostra as extensões instaladas e ativadas pelo usuário e suas atuais permissões. Os usuários têm liberdade para conceder acesso permanente a um site ou tomar esta decisão a cada visita. Também podem remover, denunciar e gerenciar extensões e suas permissões diretamente a partir da barra de ferramentas.

Caso esses controles não estejam aparecendo para uma extensão que você gosta, é provavelmente porque ela ainda não está disponível na versão Manifest V3. Não se apresse! Mudanças levam tempo.

Adoramos ter escolha, especialmente quando ligada a melhorar a privacidade e segurança do usuário, uma dupla vantagem!

Na Mozilla, tudo gira em torno de proteger sua privacidade e segurança. Ao mesmo tempo, oferecer extensões e recursos que melhoram o desempenho e as funcionalidades para você poder experimentar o melhor da web. Se tiver interesse, pode encontrar mais informações sobre o botão de extensões em support.mozilla.org

Se você é usuário de longa data do Chrome, não sue frio! Experimentar uma alternativa mais segura e com mais privacidade não precisa ser desafiante. Podemos te ajudar a fazer a transição do Chrome para o Firefox como seu navegador padrão em cinco etapas simples. E não se preocupe, você pode trazer com você seus favoritos, senhas salvas e até o histórico de navegação!


Tem interesse em conhecer milhares de extensões gratuitas criadas por desenvolvedores independentes do mundo todo? Acesse addons.mozilla.org para ver as extensões recomendadas para o Firefox e muito mais.