Categorias: Firefox Mozilla

Informações sobre o Twitter no Firefox

Em 2/abril/2020 o Twitter anunciou que, para quem usa o Firefox, dados de usuário como mensagens diretas podem ficar armazenados no computador, mesmo após você desconectar do Twitter. Nesta publicação ajudaremos a explicar do que se trata.

Primeiro, é importante entender os riscos: estamos falando de dados em “cache”. Todos os navegadores armazenam cópia local dos dados que recebem de servidores para evitar baixar várias vezes os mesmos dados pela internet. Isso faz uma enorme diferença no desempenho porque os sites estão cheios de arquivos grandes que não mudam com frequência. Normalmente é o desejado, mas se você compartilha um computador com outras pessoas, elas podem conseguir ver os dados em cache, mesmo após você desconectar do Twitter. É importante saber que esses dados são armazenados somente no local, então se você não compartilha o computador, não tem problema. Caso compartilhe, pode assegurar que todos os seus dados do Twitter sejam excluídos seguindo essas instruções. Se não fizer nada, os dados são excluídos automaticamente após 7 dias, na próxima vez que usar o Firefox.

Segundo, por que só no Firefox? Os detalhes técnicos são complicados, mas a explicação é bem simples: armazenar em cache é complexo e cada navegador se comporta ligeiramente diferente. Na forma em particular com que o Twitter tinha configurado seu site, o Chrome, o Safari, e o Edge não armazenavam esses dados em cache, mas o Firefox sim. Não se trata de um navegador estar certo e outro errado. É apenas uma diferença normal no comportamento entre eles. Existe uma norma de uso que garante que os dados não fiquem em cache, mas até recentemente o Twitter não adotava, ficando dependente do comportamento não padronizado de alguns navegadores.

Sendo eu mesmo desenvolvedor de software, sei que esse tipo de coisa é fácil acontecer: a web é complexa e é difícil saber tudo sobre ela. No entanto, é também um bom lembrete da importância de se adotar padrões da web, em vez de simplesmente depender de como funciona cada navegador em particular.

Eric Rescorla, 3 de abril de 2020