Categorias: Firefox

Rápido, Responsivo, Confiável: Um navegador para era das Abas

Dê uma olhada na janela do seu navegador: quantas abas abertas você tem? É provável que a sua resposta seja algo entre “dez”e “trocentas”, e você não está sozinho. Hoje em dia, os usuários consomem conteúdo da web em um monte de abas, deixando as páginas abertas (para ver mais tarde) como também abrimos novas (para tarefas imediatas e navegação). Na maioria das vezes, a web oferece um serviço como um buffet de cinco estrelas, respondendo aos nossos comandos e servindo conteúdos sob demanda satisfatórios.

Multiprocessos no Firefox

Porém, há momentos em que você fica na fila do buffet da Internet e parece que ela não anda. Você vê toda aquela comida deliciosa mas precisa esperar a pessoa a sua frente escolher vagarosamente a salada enquanto amontoa as entradas em seu prato. Este tipo de espera é frustrante. O seu navegador, sobrecarregado com o processamento, congela temporariamente e não responde aos seus cliques ou ao pressionar de teclas, não importando o quanto você insista. Isto acontece porque algumas páginas exigem muita capacidade de processamento, e o seu computador coloca toda a energia tentando processá-la, ao invés de responder a você.

Em Agosto de 2016, começamos a implementação da Eletrólise (e10s), nossa funcionalidade de navegação em multiprocessos. Basicamente, multiprocesso significa que o navegador é executado em duas “trilhas” separadas: Uma para a interface de usuário e outra para as suas abas (ou seja, conteúdo web). Isto significa que o Firefox pode reagir rapidamente a novas entradas, em vez de congelar temporariamente durante o processamento de uma página (ou, sejamos honestos, suas dezenas de páginas abertas!) Em números, o navegador Firefox com multiprocessos trava 86% menos enquanto carrega páginas da web e 75% menos após o carregamento.

Isso significa que o navegador Firefox está mais estável do que nunca. Sabe quando uma única página demora para responder e pode travar todo o navegador? Como o multiprocessos do Firefox executa a interface do usuário e os processos de conteúdo separadamente, se uma página não responder ou travar, ela não irá parar todo o navegador.

Sabemos que você espera uma experiência de navegação flexível e responsiva que acompanhe o ritmo do seu apetite pela Internet. A experiência do usuário do Firefox está agora mais rápida, suave e mais confiável do que nunca. Então, sinta-se livre para festejar na Internet e poupar espaço para a sobremesa. Ou (vamos ser honestos) — as sobremesas.

Um comentário sobre “Rápido, Responsivo, Confiável: Um navegador para era das Abas”

Publicar um comentário

  1. Erico escrito em

    Acho que a Mozilla deveria dar de volta o layout clássico do Firefox, quando parecia com o Safari. Nem esse estilo novo da versão 53 é bacana, pois a aba em evidencia fica azul. Esse layout Australis é horrível.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *