Categorias: Evangelismo Eventos Rust

Rust Roadshow 2018 – pela comunidade para a presença de Rust no Brasil

Em dezembro de 2017, a Mozilla Brasil em parceria com a comunidade Rust Lang BR lançou um projeto para reunir programadores Rust e líderes comunitários de todos os lugares do Brasil para aprimorar os esforços de evangelização sobre a linguagem de programação no país.

Hoje, estamos entusiasmados em compartilhar a nossa trajetória que treinou e engajou mais de 20 mobilizadores a planejar, organizar e liderar oficinas, garantindo que mais programadores conhecessem, usassem e evangelizassem Rust no Brasil. Nós planejamos, organizamos e lideramos um verdadeiro Roadshow de Rust em várias cidades e também incluímos mais super-heróis e super-heroínas a comunidade.

O que fizemos

Recrutamos mobilizadores e mobilizadoras principalmente através do grupo Rust BR no Telegram, que é o principal reduto de rusticeiros no Brasil. Para cada um deles, foi criada uma issue no GitHub para comunicação e registro do progresso desde informações básicas até, finalmente, o local e data do evento.

Dentre os mobilizadores haviam desde instrutores profissionais até aqueles que, até então, nunca havia ministrado uma palestra. Para que todos estivessem bem preparados produzimos o Rust Mobilizer’s Handbook, com detalhes sobre o fluxo do evento, dicas de organização e logística, informações sobre o coffe-break, marketing, brindes e tudo mais que faz parte de um evento de sucesso.

Antes de colocarmos o Roadshow na estrada, realizamos duas reuniões de treinamento entre a equipe e os mobilizadores, uma sobre a organização do evento e procedimentos gerais, e outra especificamente sobre como ensinar Rust.

Em nossa primeira reunião saudamos os mobilizadores e mobilizadoras com as “Boas Vindas”, logo após apresentamos os objetivos de nosso Roadshow:

  • Despertar a curiosidade pela linguagem
  • Motivar a utilização de Rust em projetos
  • “Quebrar o gelo” com a linguagem
  • Desmitificar as partes difíceis
  • Passar conhecimento prático

Finalizamos a reunião com uma explanação do evento mostrando como deveria ser feita a organização do workshop, fluxo de atividades durante o evento, como finalizar o workshop, materiais de referência, o que deveria ser ensinado aos participantes e a metodologia a ser usada.

Você pode assistir essa reunião no Youtube ou AirMozilla e ver os slides apresentados no Google Slides.

Já na segunda reunião, foram dados detalhes sobre as apresentações e exercícios utilizados nas oficinas do Dive Into Rust realizados anteriormente no Brasil, para que os mobilizadores não tivessem que criar o material do zero.

Você pode assistir essa reunião no Youtube ou AirMozilla e ver os slides apresentados no Google Slides.

Nossos resultados e destaques

  • 24 mobilizadores em nossa comunidade de diferentes lugares do Brasil.
  • 8 oficinas durante o roadshow em 6 estados e 8 cidades.
  • 138 pessoas participaram das oficinas.
  • Recursos abertos em nosso repositório no GitHub.
  • Handbook para apoiar futuras oficinas e mobilizadores.
  • Criado e registrado o domínio rustbr.org para uso comunitário.
  • Subdomínio https://livro.rustbr.org que aponta para o Rust Book em Português do Brasil.
  • Novas ideias para incentivar a inclusão e diversidade na comunidade.
  • Apoio estendido em recursos para encontros regulares.
  • Avaliação de 6.5 NPS (Neutros/Promotores) feita pelos participantes das oficinas (a avaliação máxima é 7 NPS).
  • Avaliação com mobilizadores mostrou excelência na comunicação e satisfação antes e após a campanha.

Tweets…

Fotos de oficinas em todo o Brasil! <3

Mosaico composto de fotos de todas as oficinas realizadas durante a campanha.

Próximos passos

Para garantir o crescimento da comunidade Rust no Brasil estamos engajando e incentivando mobilizadores a criarem novos recursos para oficinas e atividades locais, cobrindo assuntos como integração com outras linguagens ou domínios específicos como web dev e jogos. É fundamental também buscar meios de estimular a diversidade na comunidade, uma ideia é juntar esforços com o Rust Bridge onde estamos a disposição para adicionar nossa experiência durante o roadshow nesse importante projeto para a comunidade global. Meetups regulares são uma ótima maneira de manter a comunidade ativa nos locais onde ocorreu o Roadshow, alguns mobilizadores já organizaram meetups, em Belo Horizonte já aconteceram três!

Estenderemos ao longo do ano o apoio dado durante o Roadshow a eventos regulares organizados pela comunidade, então se você ficou com vontade de mobilizar um workshop lendo este post, não é tarde!

Agradecimentos

Não seria possível fazer esse grande trabalho sem a participação de pessoas-chave das comunidades Mozilla e Rust, nós agradecemos a todos pela colaboração durante as oficinas e especialmente a:

Imagem em formato de meme

 

Escrito por Cynthia Pereira, Thiago Policena, Leonardo Yvens e Geraldo Barros