Em dezembro de 2017, a Mozilla Brasil em parceria com a comunidade Rust Lang BR lançou um projeto para reunir programadores Rust e líderes comunitários de todos os lugares do Brasil para aprimorar os esforços de evangelização sobre a linguagem de programação no país.
Hoje, estamos entusiasmados em compartilhar a nossa trajetória que treinou e engajou mais de 20 mobilizadores a planejar, organizar e liderar oficinas, garantindo que mais programadores conhecessem, usassem e evangelizassem Rust no Brasil. Nós planejamos, organizamos e lideramos um verdadeiro Roadshow de Rust em várias cidades e também incluímos mais super-heróis e super-heroínas a comunidade.
O que fizemos
Recrutamos mobilizadores e mobilizadoras principalmente através do grupo Rust BR no Telegram, que é o principal reduto de rusticeiros no Brasil. Para cada um deles, foi criada uma issue no GitHub para comunicação e registro do progresso desde informações básicas até, finalmente, o local e data do evento.
Dentre os mobilizadores haviam desde instrutores profissionais até aqueles que, até então, nunca havia ministrado uma palestra. Para que todos estivessem bem preparados produzimos o Rust Mobilizer’s Handbook, com detalhes sobre o fluxo do evento, dicas de organização e logística, informações sobre o coffe-break, marketing, brindes e tudo mais que faz parte de um evento de sucesso.
Antes de colocarmos o Roadshow na estrada, realizamos duas reuniões de treinamento entre a equipe e os mobilizadores, uma sobre a organização do evento e procedimentos gerais, e outra especificamente sobre como ensinar Rust.
Em nossa primeira reunião saudamos os mobilizadores e mobilizadoras com as “Boas Vindas”, logo após apresentamos os objetivos de nosso Roadshow:
- Despertar a curiosidade pela linguagem
- Motivar a utilização de Rust em projetos
- “Quebrar o gelo” com a linguagem
- Desmitificar as partes difíceis
- Passar conhecimento prático
Finalizamos a reunião com uma explanação do evento mostrando como deveria ser feita a organização do workshop, fluxo de atividades durante o evento, como finalizar o workshop, materiais de referência, o que deveria ser ensinado aos participantes e a metodologia a ser usada.
Você pode assistir essa reunião no Youtube ou AirMozilla e ver os slides apresentados no Google Slides.
Já na segunda reunião, foram dados detalhes sobre as apresentações e exercícios utilizados nas oficinas do Dive Into Rust realizados anteriormente no Brasil, para que os mobilizadores não tivessem que criar o material do zero.
Você pode assistir essa reunião no Youtube ou AirMozilla e ver os slides apresentados no Google Slides.
Nossos resultados e destaques
- 24 mobilizadores em nossa comunidade de diferentes lugares do Brasil.
- 8 oficinas durante o roadshow em 6 estados e 8 cidades.
- 138 pessoas participaram das oficinas.
- Recursos abertos em nosso repositório no GitHub.
- Handbook para apoiar futuras oficinas e mobilizadores.
- Criado e registrado o domínio rustbr.org para uso comunitário.
- Subdomínio https://livro.rustbr.org que aponta para o Rust Book em Português do Brasil.
- Novas ideias para incentivar a inclusão e diversidade na comunidade.
- Apoio estendido em recursos para encontros regulares.
- Avaliação de 6.5 NPS (Neutros/Promotores) feita pelos participantes das oficinas (a avaliação máxima é 7 NPS).
- Avaliação com mobilizadores mostrou excelência na comunicação e satisfação antes e após a campanha.
Tweets…
O evento de hoje foi um sucesso!!
Os participantes impressionaram e conseguiram captar nossa mensagem e a importância do Rust como linguagem.
A equipe Rust RJ agradece a presença de todos e espera fazer muitos mais eventos como esse.#RustRoadshow @CodersinRio— Rust RJ (@rust_rj) February 4, 2018
Valeu galera!
O workshop de Rust na agência Daksa foi muito massa! 😀#Rust #RustRoadshow #Mozilla #MozillaBrasil #TechSpeakers pic.twitter.com/nIErZqypgP— Felipe Do E. Santo (@felipez3r0) February 3, 2018
🦀 @tilacog dando uma incrível aula de Rust ! no #RustRoadshow #rustbh pic.twitter.com/bVeQlB5T8g
— Botaro Cássio no Tw*tter ⌨ (@cassiobotaro) February 3, 2018
Segundo tempo do Sábado no Rust RoadShow BH com @tilacog #RustRoadshow #rustbh pic.twitter.com/ASbn7Lf8eT
— Leonardo Rodrigues (@disouzaleo) February 3, 2018
#rustroadshow pic.twitter.com/X1JPQ2GdHc
— Kakatioro (@ja1_lima) February 3, 2018
Voltamos ao exercícios e estamos a mil!!#RustRoadshow @CodersinRio pic.twitter.com/ks1wbQKuLP
— Rust RJ (@rust_rj) February 3, 2018
E agora chegou a hora do descanso… #RustRoadshow @CodersinRio pic.twitter.com/w6tdxxeO0n
— Rust RJ (@rust_rj) February 3, 2018
Hello Rust! #rustroadshow #rustbh em Belo Horizonte, Brazil https://t.co/P43l4npD61
— Botaro Cássio no Tw*tter ⌨ (@cassiobotaro) February 3, 2018
Hoje é um grande dia para o #RustRoadshow, depois de meses de planejamento, treinamento, organização, documentação e gerenciamento de projeto chegamos a um dos principais momentos, os workshops em diversas cidades que estão acontecendo hoje! https://t.co/1746vfxqtl. 🎉🎈✨
— Geraldo Barros (@geraldobarros_) February 3, 2018
E aqui vamos nós para a nossa oficina de @rustlang do #RustRoadshow no @iMasters com o @lokimad. 😃😎🦀 pic.twitter.com/szFnoBjHhZ
— Mozilla Brasil (@mozillabrasil) February 2, 2018
Our #RustRoadshow workshop room is ready to welcome you to our today's Dive Into Rust! Just come to learn, code and grab swags! #Rust2018 😎😍🎉 pic.twitter.com/24dy8V2fHh
— Geraldo Barros (@geraldobarros_) February 1, 2018
Fotos de oficinas em todo o Brasil! <3
Próximos passos
Para garantir o crescimento da comunidade Rust no Brasil estamos engajando e incentivando mobilizadores a criarem novos recursos para oficinas e atividades locais, cobrindo assuntos como integração com outras linguagens ou domínios específicos como web dev e jogos. É fundamental também buscar meios de estimular a diversidade na comunidade, uma ideia é juntar esforços com o Rust Bridge onde estamos a disposição para adicionar nossa experiência durante o roadshow nesse importante projeto para a comunidade global. Meetups regulares são uma ótima maneira de manter a comunidade ativa nos locais onde ocorreu o Roadshow, alguns mobilizadores já organizaram meetups, em Belo Horizonte já aconteceram três!
Estenderemos ao longo do ano o apoio dado durante o Roadshow a eventos regulares organizados pela comunidade, então se você ficou com vontade de mobilizar um workshop lendo este post, não é tarde!
Agradecimentos
Não seria possível fazer esse grande trabalho sem a participação de pessoas-chave das comunidades Mozilla e Rust, nós agradecemos a todos pela colaboração durante as oficinas e especialmente a:
- Todos os mobilizadores envolvidos durante o projeto. Não seria possível fazer tudo isso sem vocês!
- Rust Team, Aaron Turon e Sebastián Magrí, por estender a mão ao ajudar, orientar e oferecer recursos para todo o projeto!
- Mozilla Open Innovation, Mozilla Reps program e Kelimutu, por garantir a distribuição dos recursos!
- Sierra Reed do Marketing da Mozilla, por ajudar a promover nosso trabalho por meio do Mozillagram!
- Cynthia Pereira, Thiago Policena, Leonardo Yvens e eu pela idealização do projeto, treinamento, recursos e gerenciamento, ufa!
Escrito por Cynthia Pereira, Thiago Policena, Leonardo Yvens e Geraldo Barros