Mozilla Brasil na Latinoware 2015

A comunidade Mozilla Brasil fez sua presença novamente em um dos maiores eventos do Brasil, a XII Conferência Latino-Americana de Software Livre ou Latinoware. O evento ocorreu nos dias 14 a 16 de outubro de 2015, no Parque Tecnológico do Itaipu, em Foz do Iguaçu – Paraná. Sendo uma grande oportunidade de contato com alunos, estudantes e toda pessoa interessada na tecnologia e também no software livre. Dentre as atividades ocorreram palestras, minicursos, distribuição de brindes, atividades de interatividade no stand da Mozilla e também reuniões com todos os membros da comunidade. Abaixo segue mais detalhes de todas as atividades da Mozilla Brasil no Latinoware 2015:

1º Dia (14/10/2015):

Palestra: o que há de novo no Firefox?

Nesta apresentação Samuel Moraes iniciou apresentando as grandes novidades que ocorreram do navegador Mozilla Firefox e que muitas vezes são desconhecidas por usuários e finalizando com exemplos práticos onde Jaime Maretoli apresentou recursos que passam despercebidos no Firefox, como abas fixas, modo leitura, e muito mais, como seu recorde de 362 abas abertas no Firefox. Também distribuindo tatuagens no formato de perguntas e respostas, onde ouvintes que respondiam corretamente ganhavam os brindes. Uma tática adotada para economizar os poucos brindes.

Ouvintes e Mozillians na Apresentação “O que há de novo no Firefox?”

Ouvintes e Mozillians na Apresentação “O que há de novo no Firefox?”

Link para a apresentação: http://samuelmoraesf.github.io/talk-novidades-ffx/

Palestra: OpenBadges

Na apresentação, Jayme Ayres falou sobre a importância da gamificação no processo de ensino e aprendizagem e como a plataforma e a infraestrutura da Mozilla pode ajudar tanto quem emite quanto quem ganha os chamados digital badges.

Com a evolução dos sistemas de EaD e os ambientes virtuais de aprendizagem é possível desenvolver novos conhecimentos e adquirir novas habilidades de qualquer lugar, não somente em salas de aula tradicionais. Mas como estimular e certificar o desenvolvimento de novas habilidades e do conhecimento nestes ambientes? Neste sentido surge a gamificação, que adiciona características de jogos a sistemas de informação e ambientes virtuais de aprendizagem. Os badges ou emblemas, são uma forma de estimular os usuários desses sistemas e também de certificar as habilidades desenvolvidas. Neste sentido a Mozilla desenvolveu a plataforma OpenBadges através da qual é possível emitir, armazenar e exibir badges/emblemas adquiridos. Nesta palestra apresentamos como usar esta plataforma para a emissão, certificação e exibição de emblema.

Link para a apresentação:

http://pt.slideshare.net/jaymeayres/mozilla-open-badges-54112206

 

Jayme Ayres apresentando a palestra sobre OpenBadges

Jayme Ayres apresentando a palestra sobre OpenBadges

Link para a apresentação: http://pt.slideshare.net/jaymeayres/mozilla-open-badges-54112206

WORKSHOP: Ferramentas de desenvolvimento da Mozilla

Já em nosso primeiro minicurso, passamos por um problema, o pouco número de participantes. Depois de iniciarmos o minicurso, descobrimos que eram pagos, acreditamos que esse seja um dos motivos da pouca quantidade de participantes. Mas por questões de respeito e por ter sido pago, seguimos com a nossa atividade, e obtivemos ainda uma vantagem de ter poucos ouvintes, uma atenção e interatividade maior de cada um. Aproveitamos muito este ponto.

Eduardo Barros interagindo com os participantes do Workshop

Eduardo Barros interagindo com os participantes do Workshop

Os Mozillian’s Samuel Moraes, Eduardo Barros, Jaime Maretoli e João Polles levaram o minicurso com um grande tempo, 4 horas, abordando assuntos focados no desenvolvimento web, iniciando com linguagens web, ambientes de desenvolvimento, ligando com ferramentas da mozilla, também com o WebIDE para Firefox OS e o Thimble do MLN. Finalizando com a distribuição de brindes e uma chamada para os participantes efetuarem uma roda, onde Eduardo Barros finalizou com mais dicas sobre desenvolvimento web. Os voluntários da Mozilla abordaram diversos assuntos, incluindo até os que não estavam em pauta. Um destaque sobre a interatividade com os ouvintes, foi um problema com os slides do minicurso, que foi resolvido junto aos próprios participantes, sendo assim um grande exemplo prático do poder das ferramentas da Mozilla.

Link para a apresentação: http://jaimemaretoli.com/ferramentas/

2º Dia (15/10/2015):

WORKSHOP: Como proteger sua privacidade na web

Mozillians Samuel Moraes e Jaime Maretoli no "Workshop: Como proteger sua privacidade na Web"

Mozillians Samuel Moraes e Jaime Maretoli no “Workshop: Como proteger sua privacidade na Web”

Sem dúvida essa foi uma das atividade mais legais de todas no Latinoware. Apesar de poucos participantes no workshop, o mais fascinante foi ver o pessoal que mesmo não sabendo que o workshop era pago, não desanimaram e realmente quiseram participar, comprando os “ingressos”. Como havia poucos participantes, foi conquistada uma atividade de uma forma mais interativa, e como eles já possuíam um nível de conhecimento mais avançado, Samuel Moraes e Jaime Maretoli conseguiram finalmente fazer uma apresentação de um modo como sempre quiseram, puderam apresentar todas as ferramentas e o pessoal realmente interagiu.

Link para a apresentação: http://samuelmoraesf.github.io/talk-privacidade

3º Dia (16/10/2015):

WORKSHOP: Webmaker

Participantes e Mozillians no Workshop sobre o WebMaker e MLN

Participantes e Mozillians no Workshop sobre o Webmaker e MLN

Neste workshop, ainda com poucos participantes e seus benefícios. Foi apresentado o WebMaker e o Mozilla Learning Network (MLN) aos ouvintes, junto com suas ferramentas como X-Ray Goggles, Thimble e Webmaker. Abordando também o desenvolvimento web básico, como HTML e CSS por conta da maioria dos ouvintes ainda não obter um conhecimento técnico. Depois de todas as ferramentas demonstradas os participantes efetuaram uma pequena competição valendo uma camiseta da Mozilla, na qual foi proposto com que eles criassem uma pequena tirinha através da ferramenta Thimble, conforme a escolhida entre os Mozillians, o autor levaria o brinde. Por fim, os participantes criaram algum post-its sobre o que acharam do desenvolvimento web. Os Mozillians mais uma vez levaram a web aberta e a missão Mozilla ao redor do mundo.

Participantes do Workshop sobre o WebMaker e toda a MLN.

Participantes do Workshop sobre o Webmaker e toda a MLN.

Post-its sobre o que os participantes acharam do Desenvolvimento Web com a Ferramentas da Mozilla.

Post-its sobre o que os participantes acharam do Desenvolvimento Web com a Ferramentas da Mozilla.

PALESTRA: Envolva-se com a Mozilla Brasil e Paraguai

Contribuir para a comunidade, algo que pode ser nebuloso para algumas pessoas, porém, aos que participaram dessa atividade isso tornou-se mais claro. Com a participação de Anibal Centurión, Eduardo Urcullú e Rocio Meza da comunidade Mozilla Paraguai e de Eduardo Barros, Jaime Maretoli, Jayme Ayres, João Polles, Nelson Dutra, Rodrigo Padula e Samuel Moraes da comunidade Mozilla Brasil mostraram como é possível contribuir para a comunidade, com algumas dicas que fizeram a diferença.

Mozillians da Mozilla Brasil e Hispano apresentam a atividade “Envolva-se com a Mozilla”

Mozillians da Mozilla Brasil e Hispano apresentam a atividade “Envolva-se com a Mozilla”

PALESTRA: WoMoz

Numa palestra sem muita formalidade, focada numa dinâmica diferenciada como o bate-papo, a Mozillian Valeria Barros apresentou a história do projeto WoMoz e todas suas atividades, engajando participantes e abrindo boa parte da palestra para um bom debate sobre o tema, também junto com diversos outros Mozillians que colaboraram para sanar as dúvidas a respeito e acrescentar ao debate.

Atividade sobre o projeto WoMoz com grande debate sobre

Atividade sobre o projeto WoMoz com grande debate sobre

Fora as atividades da grade do evento, a Mozilla obteve um stand para o contato direto com o público, espaço para a distribuição de brindes, brincadeiras, debates e etc. Os brindes foram arrecadados um pouco de cada voluntário, e distribuídos no evento. A Latinoware foi muito importante para o encontro de comunidades Mozilla de países distintos, sendo uma grande oportunidade para a troca de experiências entre os países. O Latinoware é um dos maiores eventos de software livre do Brasil, sendo de extrema valia a participação da Mozilla no próprio, obtendo um aprendizado para a comunidade sobre disseminar a Mozilla, seus produto e projetos, engajando novos membros e etc.

Brindes da Mozilla na Latinoware 2015

Brindes da Mozilla na Latinoware 2015

Stand da Mozilla na Latinoware 2015

Stand da Mozilla na Latinoware 2015

Foto oficial da Latinoware 2015

Foto oficial da Latinoware 2015

Postagem escrita por Jaime Maretoli, Jaymes Ayres, João Polles e colaboradores.

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *