Categories: Firefox Mozilla

O que fazemos quando algo dá errado

Nós nos esforçamos para tornar o Firefox um ótimo produto. No último fim de semana falhamos e sentimos muito.

Um erro de nossa parte impediu que novas extensões fossem instaladas e fez com que extensões já instaladas parassem de funcionar. Agora que conseguimos restaurar esta funcionalidade para a grande maioria dos usuários do Firefox, queremos dar algumas explicações sobre o que aconteceu e dizer a você o que vem depois.

Extensões são um importante recurso do Firefox. Elas permitem que você personalize seu navegador e adicionam funcionalidades de grande valor à sua experiência na internet. Sabemos a importância disso, por isso investimos grande parte do tempo nos últimos anos criando formas de tornar as extensões mais confiáveis e seguras. Contudo, por ser tão poderosas, trabalhamos duro também para construir e entregar sistemas para proteger você de extensões maliciosas. O problema aqui foi um erro de implementação em um desses sistemas, cuja falha fez com que as extensões fossem desativadas. Apesar de acreditar que o projeto básico de nossos sistemas de extensões seja sólido, trabalharemos para refinar esses sistemas de modo que problemas similares não aconteçam no futuro.

Para enfrentar este problema o mais rápido possível, usamos nosso sistema de Estudos para distribuir a correção inicial. Este sistema depende da Telemetria estar ativada. Alguns usuários que tinham desativado a Telemetria optaram por voltar a ativar para receber a correção inicial o mais rápido possível. Como anunciamos no blog de extensões do Firefox em 8/5/2019 às 23:28, não há agora mais necessidade de ter os Estudos ativados para receber atualizações; verifique se suas configurações coincidem com suas preferências pessoais antes de reativarmos os Estudos, o que vai acontecer em algum momento após 13/5/2019 às 16:00. Em respeito às potenciais intenções de nossos usuários tanto quanto possível, com base em nosso atual levantamento, apagaremos todas as informações de Telemetria e Estudos recebidas de nossa inteira população de usuários, coletadas entre 4/5/2019 às 11:00 e 11/5/2019 às 11:00 (tempos no fuso horário universal).

Nosso CTO, Eric Rescorla, compartilha mais sobre o que aconteceu tecnicamente nesta publicação.

Gostaríamos de estender nossos agradecimentos às pessoas que trabalharam duro para enfrentar este problema, incluindo os mais de cem membros da comunidade e funcionários que traduzem conteúdo e respondem perguntas no https://support.mozilla.org/, Twitter e Reddit.

Há muito mais detalhes que estaremos compartilhando como parte de uma análise posterior mais extensa que tornaremos pública — incluindo detalhes de como lidamos com a correção deste problema e porque escolhemos esta abordagem. Você merece uma prestação de contas completa, mas não quisemos esperar este processo ser concluído para contar a você o que sabíamos até então. Nós te decepcionamos e o que aconteceu pode ter abalado um pouco sua confiança, mas esperamos que nos dê uma chance de conquistá-la de volta.