Categorias: Firefox

Firefox: A evolução de uma marca

Considere a raposa. Ela é conhecida por ser rápida, inteligente e indomável – atributos facilmente aplicados ao seu primo mítico, o “Firefox” do famoso navegador. Bem, o Firefox possui outro traço não encontrado em raposas terrenas: extensibilidade (veja como ele consegue circundar o planeta). Esta lendária flexibilidade permite agora que o Firefox mais uma vez se adapte a um ambiente em mutação.

O “Firefox” que você conhece de longa data como um navegador está se estendendo para englobar uma família de produtos e serviços unida em colocar você e sua privacidade em primeiro lugar. Firefox é um navegador E um serviço de envio criptografado de arquivos grandes. É um meio fácil de proteger suas senhas em qualquer dispositivo E um alerta imediato caso seu e-mail apareça em um vazamento de dados. Seguro, privativo, revelador. É apenas o começo da nova família Firefox.

Agora o Firefox tem uma nova identidade visual para dar suporte à sua linha de produtos em evolução. Hoje apresentamos a marca global Firefox — um ícone representando a família inteira de produtos. Quando aparecer, é seu convite para juntar-se ao Firefox e ter acesso a tudo que temos a oferecer. Isto inclui o famoso ícone do Navegador Firefox para computador e dispositivos móveis, e mesmo este ícone está recebendo uma renovação que será lançada em meados do segundo semestre.

Dê uma espiada nos bastidores de como nasceu a nova identidade visual da marca:

Design além da identidade.

Esta renovação é mais do que apenas em logotipos. O sistema de design do Firefox inclui tudo que precisamos para criar produtos e experiências na web, hoje e a longo prazo.

    • Uma nova paleta de cores que expande o leque de possibilidades e possibilita gradientes característicos.
  • Um novo sistema de formas derivado da geometria dos logotipos dos produtos que cria belos padrões de fundo, ilustrações pontuais, gráficos de movimento e pictogramas.




  • Uma fonte de caracteres moderna com formas arredondadas nos símbolos dos produtos que combina com nossos ícones.
  • Uma ênfase em tipografia e cores acessíveis para tornar a marca aberta a todos. As cores de botões sinalizam ações em comum em produtos e experiências na web.

Significado além do design.

A privacidade está entrelaçada em cada experiência da marca Firefox. Em cada versão, nossos produtos continuam a adicionar recursos que protegem você e alertam sobre riscos. Ao contrário de grandes empresas que afirmam oferecer privacidade mas ainda usam você e seus dados, conosco você sabe em que pé está. Tudo no Firefox é acompanhado por nossa promessa de como lidar com dados pessoais: Coletar pouco, Manter seguro, Sem segredos.

O sistema da marca é construído sobre quatro pilares, presentes em tudo que criamos e fazemos:

Radical. É um ato radical de ser otimista sobre o futuro da internet. É um ato radical de servir aos outros antes de a nós mesmos. Rompemos o status quo porque é a coisa certa a fazer.

Gentil. Queremos o que é melhor para a internet e para o mundo. Por isso damos o exemplo. Construir produtos melhores. Iniciar conversas, fazer parcerias, colaborar, educar e informar. Nossa empatia se estende a todos.

Aberto. Mente aberta. Coração aberto. Código aberto. Um livro aberto. Tornamos a transparência e uma perspectiva global vitais a nossa marca, falando muitos idiomas e nos empenhando em refletir todos os pontos de vista.

Obstinado. Nossos produtos provam que somos movidos por convicções fortes. Agora estamos dando voz ao nosso ponto de vista. Enquanto outros falam apenas de configurações, nós baseamos tudo em nossos valores.

A conclusão do início

A exploração da marca Firefox começou há mais de 18 meses. Ao longo do caminho aproveitamos muitos talentos. Michael Johnson, da Johnson Banks, forneceu inspiração inicial enquanto trabalhava na identidade da marca Mozilla. Jon Hicks, o designer por trás do logotipo original do navegador Firefox, estava cheio de projetos de tirar o fôlego e sábios conselhos. Michael Chu, da Ramotion, foi a força motriz por trás da nova marca global e ícones de sistemas.

Trabalhamos com as equipes internas de marca, marketing e produtos para alcançar um sistema de marca consistente para nossos usuários. Três membros da nossa equipe organizacional se lançaram então em novas aventuras: Madhava Enros, Yuliya Gorlovetsky e Vince Joy. Junto com membros da equipe da Mozilla, Liza Ruzer, Stephen Horlander, Natalie Linden e Sean Martell, formaram a equipe de trabalho principal.

Finalmente, estamos gratos a todos que enviaram comentários neste blog com suas opiniões apaixonadas, críticas, palavras de incentivo, e pontos de vista únicos.

Podem falar abertamente. Nós aguentamos.

Como uma marca viva, o Firefox nunca estará terminado. Continuará a evoluir junto com as mudanças, nossas e do mundo à nossa volta. Precisamos estender nossas diretrizes de marca ainda mais nos meses à frente, então estamos interessados em ouvir sua reação ao que fizemos até agora. Sinta-se livre para nos contar nos comentários abaixo. Obrigado por estar conosco nesta jornada, e fique atento ao que vem mais por aí.