A web que o mundo precisa pode ser novamente nossa, se quisermos

Pessoas em todo lugar estão exigindo proteções básicas ao consumidor. Queremos que nossa comida seja saudável, nossa água limpa e o ar seguro respirar.

Este ano pessoas começaram também a exigir mais da internet, no entanto persiste um entendimento de que na internet cada um é responsável por sua própria proteção.

Você não deveria ter que se preocupar com privacidade e controle de transações para aproveitar a tecnologia que tanto gosta. Empresas de tecnologia têm colocado o ônus sobre as pessoas, que leiam todo o extenso texto com seus termos e condições opacos ligados a seus dados e à sua privacidade para poder usar os serviços. A política de privacidade de uma empresa de tecnologia tem em média milhares de palavras e é escrita em um nível que geralmente requer conhecimento de legislação para poder interpretar. Sendo assim, a grande maioria das pessoas não se dá ao trabalho de ler e apenas clica concordando, confiando que as empresas no fundo levam em consideração seus interesses.

Isso não está correto, e não é o que fazemos. Aspiramos colocar as pessoas de volta no controle de suas vidas conectadas. Para equipar melhor as pessoas a navegar atualmente na internet, construímos a mais recente versão de nosso carro-chefe, o navegador Firefox, com Proteção Aprimorada contra Rastreamento ativada por padrão. Essas proteções funcionam ao fundo, bloqueando o rastreamento por parte de terceiros de sua atividade online e, ao mesmo tempo, aumentando a velocidade do navegador.

Estamos oferecendo proteções de privacidade por padrão enquanto que você navega na web porque o modelo de negócio da web está abalado, com cada vez mais vigilância pessoal invasiva se tornando a norma. Enquanto esperamos que os direitos digitais e as liberdades das pessoas sejam finalmente garantidos, neste ínterim estamos aqui para ajudar.

Em um mundo onde empresas de tecnologia esperam que você faça uma composição de diferentes ferramentas para proteger sua privacidade, colocando o peso sobre seus ombros, estamos disponibilizando uma solução fácil de usar com somente uma conta de acesso do Firefox para ter o benefício completo de todas as proteções e capacidades que construímos em nossos produtos e serviços.

Ao criar uma Conta Firefox, você pode aumentar a comodidade e reduzir sua exposição a algumas partes nocivas da web. Uma conta libera o completo potencial de ferramentas como Lockwise, que gerencia senhas com segurança, e o Monitor, um serviço que notifica você quando seu e-mail for envolvido em um vazamento de dados conhecido.

Estamos aprofundando nosso relacionamento com você porque sabemos que não pode mais ficar sozinho. Com o Firefox, você tem um parceiro que conhece os meandros da indústria de tecnologia, mas que tem o compromisso de servir a você, não a acionistas. Estamos otimistas que juntos podemos recuperar o domínio sobre nossas vidas online.

Escolhemos liderar, não seguir. Junte-se a nós.

Você sabe o que defendemos e o que temos sido por mais de uma década, graças ao nosso Manifesto e nossos Princípios da privacidade de dados. Hoje estamos deixando ainda mais claro o que você recebe quando se cadastra conosco, ao anunciar a Promessa do Firefox de como lidar com dados pessoais — nosso compromisso de tratar suas informações pessoais com integridade e decência — e melhores práticas para outros seguirem quando se trata de proteger a privacidade e os direitos dos consumidores online.

Estamos tomando essas medidas e oferecendo novas ferramentas para incrementar sua proteção e controle, mas é apenas o primeiro passo em nosso novo relacionamento com você. Continuaremos a rejeitar modelos de negócio de coletar tudo o que puder, que são montados para monetizar pessoas aparentemente de todas as formas possíveis. Além das ferramentas e serviços que oferecemos, advogamos esforços como a luta pela neutralidade da rede, o combate a táticas de vigilância e a promoção de padrões e práticas que fomentam a privacidade e a competição.

Esperamos que consiga ver que somos diferentes e que trabalhamos duro todo dia para ganhar sua confiança. Acredito que a internet pode ser uma ferramenta para tornar o mundo um lugar melhor, onde todos são bem-vindos. E seguros. E respeitados. Pode ser um lugar que permita a livre troca de ideias. Sei que pode ser porque já foi assim uma vez.

A web que o mundo precisa pode ser novamente nossa, se quisermos. Junte-se a mim e a milhões de usuários do Firefox, escolhendo um mundo mais seguro e mais conectado.

Chris Beard, 4 de junho de 2019


Esta publicação também está disponível em: English (inglês)