No quinto dia da Maker Party Week SP, tivemos a presença do ilustre Ricardo Motta durante a 5/6/7/8(?) oficina no Sesc Santos. Ricardo é famoso no Sesc por ser autista e não-alfabetizado, e mesmo com dificuldades isso não o impede de participar da maioria das atividades que rolam por lá.
Os casos mais comuns de quem participa das oficinas são pessoas já alfabetizadas em nossa querida língua portuguesa, então precisamos ~apenas~ alfabetizá-los na web.
O Ricardo apareceu no LabLivre e ficou observando a galera se divertindo fazendo as sacolas personalizadas como primeira parte da oficina. Perguntei se queria participar e ele sorridente aceitou. Eu demorei um pouco pra sacar quem ele era e que precisaria de mais atenção. Ninguém me avisou sobre seu caso, só percebi que ele não sabia escrever na segunda parte da oficina, quando começamos a remixar páginas com o Thimble. Se eu estivesse sozinho com certeza não conseguiria incluir o Ricardo na oficina; agradeço muito ao Panaggio e a Mel por estarem lá comigo e cuidarem da turma enquanto eu fazia um novo amigo e o apresentava às utilidades da nossa tão amável Internet.
Ricardo sabe ler, e essa foi uma das importantes habilidades que mais usou para aprender um pouquinho sobre a web. Não irei dizer que em 4 horas o ensinei a escrever e fazer páginas com HTML e CSS. Isso é impossível! Hahaha.
Para ensiná-lo as tags básicas como: <html>, <body>, <head>, <p>, <h1>, <a>… e as propriedades do CSS: color, font-size, background-color… precisei ser seu piloto instrutor e Ricardo o piloto aprendiz. Fui mostrando o que dá pra fazer com um pouco de HTML e CSS e ele foi me dizendo como gostaria que fosse sua página.
Acho que o ideal seria deixá-lo escrever todo o código e eu apenas iria o orientando as boas práticas. Juro que tentei, mas tínhamos pouquíssimo tempo e ele realmente não sabe escrever, então tive que assumir o teclado no final da oficina. Queria ter conversado sobre privacidade e segurança, mas isso é muita informação ao mesmo tempo e o que nós não tínhamos era tempo suficiente. Espero poder voltar no Sesc Santos para continuar o trabalho que começamos com toda a galera dos outros dias e com o alegre Ricardo; esse carinha pode aproveitar bastante da Internet e melhorar sua capacidade de comunicação.
Criações do Ricardo Motta, 55 anos:
(Este post é um repost do Blog do Coragem)
Hey there! You can read this post in English >>here<<
Ainda não há comentários
Publicar um comentário