Categorias: Eventos

Rust na Campus Party Recife 2015

Rust marcando presença

Rust marcando presença

Como vem sendo demonstrado em nossos posts anteriores, a comunidade Mozilla Brasil realizou diversas atividades na Campus Party Recife, e a nova linguagem de programação Rust não ficou de fora.

Talvez como um dos projetos mais novos da Mozilla, a linguagem Rust foi pauta para todos os interessados em linguagens de baixo nível. E quando se fala de Rust é evidente que também se fala de Servo!

Durante todos os dias do evento os voluntários  da comunidade conversavam com os campuseiros e, para aqueles que se interessavam, explicavam um pouquinho mais sobre estes dois projetos.

Em especial, no primeiro dia do Evento, estivemos presentes no palco Júpiter falando um pouquinho, para todos ali presentes, os aspectos gerais sobre a linguagem e a sua importância para o Firefox do futuro.  Citamos a principal motivação para se estudar a linguagem, ou seja, falamos sobre o novo motor de renderização do Firefox o Servo, algo que revolucionará a navegação no nosso querido browser.

Nos demais dias, foram realizados atividades via Twitter, facebook e na nossa bancada. Públicos de todas as areas vieram conversar com Dalmo Veras (Molokdotc) para tratar de assuntos específicos  referentes ao desenvolvimento nesta nova linguagem.

20036207611_95678d2cff_k

Trocando uma ideia com os campuseiros sobre Rust

Exemplos foram feitos, onde os campuseiros puderam observar a criação de um projeto pequeno, simples e interessante. Neste exemplo Molokdotc criou um algoritmo que lia o nome dos campuseiros e após realizada a leitura o nome era criptografado e exbido na tela. Com este simples exemplo foi possível demonstrar as funcionalidade e diferenciais da linguagem. Demonstramos a incrível função do gerencidador de dependências da linguagem Rust (Cargo), os arquivos de configuração Cargo.toml e Cargo.lock e entre outras funcionalidades.

11218809_965357033522252_1762778189608318861_n

Exemplo criado por molokdotc para explicar a linguagem

Como referência em português, colocamos o projeto RustontheRocks, criado e mantido pelo voluntário Molokdotc. Também foram feitos contatos com outros desenvolvedores para que juntos possamos traduzir a documentação completa da linguagem, escrever tutoriais para o portal de desenvolvedores da mozilla e realizar meetups específicos da linguagem.

 

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *