Categorias: Eventos Segurança

Palestra sobre Cyberbullying

Por Edivânia Dias

No dia 15 de julho de 2016 a voluntária da Comunidade Mozilla Brasil Edivania Dias, realizou uma palestra sobre Cyberbullying no Colégio Adventista de Barreiras/BA, para aproximadamente 60 alunos (entre 10 e 16 anos) do Ensino Fundamental 2.

Tendo em vista que muitos casos de cyberbullying são iniciados dentro do ambiente escolar, o objetivo desta palestra foi alertar os alunos sobre os perigos e consequências da prática desse tipo de crime, inclusive a respeito da penalização.

Os conteúdos abordados na palestra foram: quais ferramentas os cybercriminosos podem utilizar para constranger a vítima e de que forma isso pode acontecer (indireta e anônima). Quais as consequências físicas e psicológicas para a vítima desse tipo de crime. Quais as penalidades para quem comete cyberbullying (adulto e menor de idade). De que maneira posso colher provas contra um cybercriminoso, onde posso denunciar. Também foi dado um alerta sobre os riscos da exposição em excesso de crianças e jovens na Internet, feito muitas vezes de forma inocente, por isso a importância dos pais ou responsáveis estarem sempre supervisionando o que eles fazem na Internet. Foi citado alguns casos recentes de crimes virtuais (injúria racial) envolvendo famosos, por fim foi feito um apelo para quem tivesse sofrendo cyberbullying ou até mesmo bullying que procurasse comunicar aos pais/responsáveis, familiares, amigos ou professores.

O melhor meio para se evitar o cyberbullying é através da informação e da conscientização.

No final da palestra foi feito o sorteio de alguns brindes da Mozilla, tais como; canetas, carregadores de carro e cordinhas para crachá.

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *