Categorias: Firefox Segurança

O Firefox chega ao mundo dos negócios e é pessoal

Agora todos estão falando sobre o caminho certo para fazer os produtos que amamos atenderem às nossas necessidades individuais e respeitar nossa privacidade.

Na Mozilla, atingir esse equilíbrio tem sido nosso feijão com arroz por mais de duas décadas. Com o lançamento de hoje do Firefox, estamos oferecendo mais recursos e ferramentas que permitem que você personalize seu navegador sem sacrificar sua privacidade.

Aqui está o que vem saindo no lançamento do Firefox de hoje:

Profissionais de TI podem personalizar o Firefox Quantum para o escritório

Não é incomum as pessoas usarem vários navegadores diferentes, um que eles usam pessoalmente em casa e outro no escritório. Assim como você configura seu próprio navegador Firefox com suas preferências pessoais, o Firefox Quantum for Enterprise agora pode ser personalizado pelo seu empregador para otimizar o desempenho no trabalho e atender às necessidades específicas do seu local de trabalho.

O lançamento de hoje tem um novo recurso para apoiar profissionais de TI que desejam personalizar o navegador para seus funcionários. Os profissionais de TI agora podem configurar o Firefox para sua organização, usando a Política de Grupo no Windows ou um arquivo JSON que funciona nos sistemas operacionais Mac, Linux e Windows. Veja aqui como isso funciona:

Configure facilmente o Firefox com a Política de Grupo do Windows

Os profissionais de TI podem optar por implantar o Rapid Release (RR) padrão do Firefox ou o Extended Support Release (ESR). As atualizações automáticas padrão do Rapid Release com aprimoramentos de desempenho e novos recursos praticamente a cada seis semanas, enquanto o Extended Support Release geralmente recebe esses recursos em uma grande atualização por ano. Tanto o Rapid Release quanto o Extended Support Release recebem atualizações de segurança críticas o mais rápido possível. Com o lançamento de hoje, o lançamento do suporte estendido do Firefox agora é a versão 60.

Os profissionais de TI ansiosos para usar o Firefox Quantum em sua organização podem visitar este site para obter acesso. Os profissionais de TI que estão curiosos para saber por que o novo Firefox é ótimo para uso organizacional podem aprender mais neste blog sobre o Firefox Quantum for Enterprise(inglês).

WebAuthn oferece uma segurança extra

Quase todas as transações on-line que fazemos, desde o pagamento de contas até a compra de ingressos de cinema, precisam de uma senha para acessar nossas contas pessoais com segurança. Hoje, o Firefox é o primeiro navegador a suportar um novo padrão de segurança, o Web Authentication (WebAuthn).

Com o Firefox, o WebAuthn permite que as pessoas usem um único dispositivo como o YubiKey para acessar suas contas on-line sem digitar uma senha, ou como autenticação secundária depois de digitar uma senha. Somente sites que adotaram o WebAuthn reconhecerão seu YubiKey e permitirão seu acesso. Essencialmente, o WebAuthn é um conjunto de regras anti-phishing que usa um nível sofisticado de autenticadores e criptografia para proteger as contas de usuários. Ele suporta vários autenticadores, como chaves de segurança física hoje e, no futuro, telefones celulares ou mecanismos biométricos, como reconhecimento de rosto ou impressões digitais. Quando o seu YubiKey está conectado, o site irá lê-lo e registrá-lo automaticamente em suas contas. Desenvolvedores Web e gerentes de produtos interessados em aprender mais sobre o WebAuthn podem ler sobre isso em nosso Blog do Hacks(inglês).

A nova experiência de abas recebe tratamento pessoal, além de histórias patrocinadas pelo Pocket

A nova experiência de abas (inglês), foi um dos recursos que lançamos no Firefox Quantum no ano passado. Lançamos como um instantâneo visual dos principais sites que você visitou, histórico recente, favoritos e recomendações do Pocket. E pelo que ouvimos de nossos usuários, eles são mais rápidos para os sites que visitam e são verificados com frequência.

Hoje, quando você clicar na nova aba, verá um layout mais amplo que inclui pesquisa, principais sites, recomendações do Pocket e destaques. “Sites Preferidos” é um dos nossos recursos mais solicitados, então aumentamos o menu Sites Preferidos de seis para oito ícones e aumentamos o tamanho dos ícones “Destaques”.

Como parte de nossa exploração de novos modelos que podem oferecer suporte a conteúdo de alta qualidade na Web, os usuários nos EUA agora podem ver uma história patrocinada ocasional na seção de recomendações do Pocket, em Nova guia. Faz parte do nosso foco entregar a personalização sem sacrificar a privacidade do usuário. O que é único é que todas as recomendações acontecem no seu computador, o que significa que nem o Mozilla, Pocket nem patrocinadores recebem uma cópia do seu histórico de navegação. Você pode aprender mais sobre como o processo funciona aqui. (inglês)

O Firefox para Android fica mais rápido com um novo mecanismo de CSS

Um dos elementos que tornaram o lançamento do nosso novo navegador Firefox Quantum (inglês) um sucesso foi o acréscimo de nosso novo mecanismo de CSS, o Stylo (inglês). Está escrito em Rust, uma linguagem de programação de sistemas patrocinada pela Mozilla. Hoje, estamos enviando o Firefox para Android com o Stylo, dando a ele um reforço do Firefox Quantum. Ele aproveita melhor os dispositivos móveis com vários núcleos otimizados para baixo consumo de energia, o que é perfeito para qualquer pessoa em movimento.

Além disso, os vencedores do Desafio de Extensão do Firefox Quantum revelaram

No ano passado, introduzimos a nova API WebExtensions quando lançamos nosso novo navegador Firefox Quantum para que você pudesse continuar a personalizar seu navegador na era Quantum. Em março, lançamos um concurso (inglês) pedindo aos consumidores e desenvolvedores mais extensões divertidas e úteis para usar com a nova API. Tivemos mais de 100 inscrições no nosso Firefox Quantum Extensions Challenge, que também foram adicionadas à nossa biblioteca de complementos. Hoje, temos o prazer de anunciar os vencedores, Envify for Best Dynamic Theme, Session Sync para Best Tab Manager / Organizer e Worldwide Radio for Best Games & Entertainment. Para saber mais sobre os vencedores, visite nosso blog do Firefox Frontier (inglês).

Confira e baixe a última versão do Firefox Quantum para desktop e Android.