Categorias: Firefox OS

Telefônica e Mozilla são pioneiros criando os primeiros celulares para uma internet livre

Mobile Word Congress, Barcelona, 27 de Fevereiro de 2012 – Telefônica e Mozilla revelaram hoje uma ambiciosa estratégia para criar uma nova plataforma móvel que disponibilizará os primeiros dispositivos baseados em HTML5 rodando na web aberta. A plataforma Open Web Device , que será lançada em 2012, é um passo muito importante na consolidação do HTML5 como o próximo principal ecosistema para smartphones, e permitirá a disponibilização de smartphones com preços mais acessíveis.

A equipe de desenvolvimento e inovação de produtos da Telefônica trabalhou com a Mozilla, pioneira na padronização aberta da Web, para criar uma nova arquitetura para telefones que é baseada inteiramente na Web, permitindo a criação de aplicativos em HTML5 com total acesso às principais APIs dos smartphones. Isso significa que todas os recursos de um telefone (ligações, SMS, navegação, etc) poderão ser utilizadas no desenvolvimento em HTML5, sendo executadas através de um experimento baseado no navegador Firefox.

Apesar dos ganhos significativos em performance nas tecnologias Web em dispositivos móveis, aplicações baseadas em HTML e JavaScript tinham antes acesso limitado às funções mais importantes de um celular. Essa plataforma vai levar à evolução dos padrões do HTML5 e a criação de APIs que serão tão funcionais e amplas quanto as funções nativas do celular.

O projeto Boot to Gecko da Mozilla ultrapassa as atuais limitações do desenvolvimento Web para dispositivos móveis, provendo novos recursos e APIs que irão demonstrar quão poderoso o HTML5 pode ser. O dispositivo todo funcionará usando esta tecnologia, assim será possível remover muitas camadas de software supérfluas, o que não só torna as aplicações muito mais rápidas, mas também diminui o custo de produção de cada aparelho.

Por causa dessa iniciativa comprometida com a liberdade, esta implementação será submetida para padronização pela W3C. O objetivo é não haver APIs proprietárias na arquitetura do dispositivo, tornando os telefones desenvolvidos usando este padrão os únicos dispositivos verdadeiramente abertos no mercado.

A Telefônica e a Mozilla estão desenvolvendo este sistema operacional em HTML5 usando uma plataforma de hardware baseado no chipset Qualcomm . As três companias estarão colaborando para distribuir um protótipo completo da plataforma que terá as capacidades de um smartphone pelo preço de um telefone celular padrão.

Um sistema operacional baseado em HTML5 oferece oportunidades significativas para desenvolvedores de aplicativos, produtores de conteúdo e provedores de serviços, tanto em termos das novas capacidades, quanto na facilidade de desenvolvimento, distribuição e manutenção de suas aplicações.

Segundo Carlos Domingo, Diretor de Desenvolvimento de Produtos & Inovação da Telefónica Digital: ‘O objetivo da Telefónica é conduzir a adoção do HTML5 pela indústria. Pela primeira vez as capacidades do HTML5 e da Web Aberta estão totalmente disponíveis para criar uma plataforma móvel inteiramente nova. Com nossa experiência na América Latina, nós sabemos que grande parte do mercado não é servido pelos atuais smartphones. Com novos dispositivos para a Web Aberta nós poderemos oferecer um smartphone com o preço certo para esses consumidores.’

‘Tem sido nossa missão distribuir tecnologia Web avançada que elimina as “pedras no caminho” para usuários e desenvolvedores. Fizemos isso com o Firefox, e agora estamos fazendo isso novamente, criando os primeiros Dispositivos para Web Aberta,’ diz Brendan Eich, CTO da Mozilla. ‘Provendo essas ligações, antes esquecidas, a Mozilla está agora liberando o poder da Web como uma plataforma para criação e consumo de conteúdo em qualquer lugar’.

Arno Gourdol, Diretor Senior de Autoria & Plataforma Web na Adobe , que apoia o projeto, diz que a ‘Adobe está orgulhosa em ver a Telefónica e Mozilla lançando esta nova iniciativa. Nós continuamos a investir em produtos e tecnologias HTML5 e apoiamos instituições de padronização como a W3C. As APIs dos Dispositivos para a Web Aberta podem ser extensões ao PhoneGap, permitindo a desenvolvedores criar aplicações HTML5 que funcionam nos Dispositivos da Web Aberta e em todas as plataformas suportadas pelo PhoneGap, incluindo Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone.’

O grupo de P+D da Telefónica iniciou os trabalhos no conceito do OWDno início de 2011, e desenvolveu um protótipo inicial para negociações com parceiros em potencial. Quando a Mozilla anunciou em Julho de 2011 o projeto ‘Boot to Gecko‘ para criar a plataforma Web aberta, baseado no popular browser Firefox, ambas companias embarcaram em uma colaboração que resultou nessa plataforma, anunciada esta semana.
Para mais informações sobre os Dispositivos para Web Aberta e para ficar atualizado sobre os desenvolvimentos, visite http://www.openwebdevice.com.

Sobre a Telefônica Digital
Telefônica Digital é uma divisão de negócios global da Telefônica. Sua missão é aproveitar oportunidades correntes no mundo digital e cultivar o crescimento da Telefônica através de pesquisa e desenvolvimento, capital de risco, parcerias globais e serviços digitais como a computação nas nuvens, publicidade em dispositivos móveis, M2M e serviços financeiros. A Telefônica Digital entregará esses produtos e serviços inovadores aos 300 milhões de clientes da Telefônica, alavancando a força da internet para entrar em novos mercados. A sua sede fica em Londres, com filiais no Vale do Silício, São Paulo, Espanha e Tel Aviv. Jajah, Terra, Tuenti, giffgaff e 48 são todas companias do grupo Telefônica Digital.

Sobre a Mozilla
A Mozilla tem sido pioneira e defensora da Web por mais de uma década. Nós criamos e promovemos padrões livres que permitem a inovação e melhoram a Web como plataforma universal. Atualmente, centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo usam o Mozilla Firefox para descobrir, experimentar e se conectar à Web em computadores, tablets e dispositivos móveis. Para mais informações, visite https://www.mozilla.org/ ou nossa bancada no Mobile World Congress, Saguão 7, bancadas 7A38 e 7B96.

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *