Comunidade Mozilla Brasil na 9ª Campus Party Brasil

Durante os dias 26 à 31 de Janeiro de 2016 alguns Voluntários da Comunidade Mozilla Brasil estiveram presentes na Campus Party Brasil 9ª edição, um dos maiores eventos de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital.

Como todos sabem o projeto Mozilla traduz-se numa comunidade global de pessoas que acreditam que a abertura da rede, inovação e oportunidade são elementos chave para a continuidade de uma Internet saudável, conforme o manifesto Mozilla. Com isso a Mozilla Brasil trouxe para a #CPBR9 várias atividades que visam fortalecer a missão da comunidade, agregar novos membros, dar o suporte a diversas dúvidas e muitos outros benefícios em participar do maior evento de tecnologia do Brasil. Os voluntários participantes, levaram diversas atividades ao evento. São elas:

Como construir uma comunidade mais forte e efetiva

O Representante e Mozillian Adriano Cupello levou uma atividade interativa ao evento. Na qual participantes puderam ver na prática como é construir e manter uma comunidade mais forte e efetiva, dividindo os ouvintes em grupos e propondo o desafio de construir uma ponte apenas com materiais como, papel, cola e fita adesiva e com alguns membros da equipe com limitações como, não poder ver, construir apenas com uma das mãos. Com isso, o objetivo principal é provado, que uma comunidade deve ser construída em conjunto, com membros respeitando e trabalhando com diversas limitações existentes e muitas outras características importantes de comunidades. Servindo para treinar os membros de uma comunidade a tomar decisões mais rápidas e justas nos processos internos e com isso ter um ambiente mais saudável. A atividade contou com mais de 130 participantes inscritos na atividade, conforme o sistema do evento.

Ferramentas de Desenvolvimento Mozilla

Nesta palestra os Mozillians Nelson Dutra e Jaime Maretoli apresentarem boa parte das ferramentas que a Mozilla possui, falando sobre os detalhes de cada ferramenta, como e o por quê utilizá-las. Incluindo desde o desenvolvimento de páginas web até ferramentas para ensinar a web, como o Thimble e toda a MLN. Finalizando com diversas dúvidas vindas dos participantes da atividade, reunindo todos para uma foto e o papo seguiu madrugada a dentro do espaço da Mozilla Brasil, nas bancadas do evento. O slide da apresentação está disponível aqui e conforme o sistema oficial do evento, a atividade obteve mais de 100 participantes inscritos.

Privacidade é um direito seu

Nesta apresentação o Mozillian Bruno Lima abordou a privacidade digital, na qual desmistificou alguns valores modernos que vão de encontro com a natureza humana. Abordando também atitudes de usuários de acordo com a privacidade e o que grandes nomes do mundo da tecnologia citam sobre a segurança, junto com marco civil, sistemas operacionais, aplicativos, e enfim o trabalho da Mozilla para manter a privacidade dos usuários com suas ferramentas, como o complemento Lightbeam e muitas outras ferramentas. Sendo mais uma iniciativa da campanha internacional da Mozilla, a Campanha do Mês da Privacidade, ocorrida em janeiro do ano de 2016. A atividade contou com mais de 100 participantes inscritos no sistema do evento. Apresentação disponível aqui.

Mozillian Bruno Lima na atividade “Privacidade é um direito seu” na CPBR9

Mozillian Bruno Lima na atividade “Privacidade é um direito seu” na CPBR9

O que há de novo no Firefox?

Novamente os Mozillians Nelson Dutra e Jaime Maretoli subiram no palco para apresentar todas as novidades que o Navegador Firefox trouxe nos últimos tempos e que muitas novidades poderiam ter passadas despercebidas por usuários. Finalizando com um bom papo com os participantes, e suas dúvidas, principalmente sobre o Firefox OS, por conta de suas últimas decisões e a grande ascensão da mídia. Os slides da apresentação estão disponíveis aqui. A palestra contou com mais de 90 participantes inscritos, conforme o campuse.ro.

Para mais informações sobre as atividades levadas para a #CPBR9, estão disponíveis na postagem aqui no blog, e também em nossa Wiki. Além das palestras ministradas durante o evento, voluntários da Comunidade Mozilla Brasil mantiveram uma bancada onde os campuseiros puderam ter uma interação com os membros, tirar dúvidas e conhecerem mais sobre a Mozilla, e o trabalho desenvolvido pela comunidade brasileira. Sem contar o encontro de todos os Mozillians presentes no evento, onde muitos se conheciam apenas pela internet, entre lista de e-mail e chats, tiveram a oportunidade de debater sobre a comunidade e compartilhar suas experiências. Mais fotos sobre as atividades da Mozilla Brasil na Campus Party Brasil 9ª Edição, estão disponíveis aqui.

Membros da comunidade Mozilla Brasil presentes no evento: Adriano Cupello, Felipe Do E. Santo, Nelson Dutra, João Paulo Polles, Thiago M. Policena, Jaime Maretoli, Valéria Barros, Bruno Lima, Rodrigo Padula, Fabricio Zuardi, Theo Alves e Fabio Beneditto.

Membros que ajudaram remotamente: Lenno Azevedo, Cynthia Zanoni e Geraldo Barros. Todos os membros que de alguma forma ajudaram no evento.

Membros da comunidade Mozilla Brasil na bancada Mozilla

Membros da comunidade na bancada Mozilla

Postagem escrita por Jaime Maretoli, Thiago M. Policena e Colaboradores.

 

 

Ainda não há comentários

Publicar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *