O Mozilla São Paulo Workday 2016 aconteceu no último sábado na Faculdade Impacta Tecnologia e foi um dia incrível de muita energia entre os voluntários da região da cidade de São Paulo, o objetivo do evento é fortalecer as atividades locais da Mozilla atualizando os novos Mozillians sobre os planos de Connected Devices, Advocacy (segurança e privacidade), Take Back The Web, houve treinamentos e criação colaborativa de um plano de atividades para a nossa região.
#1 Cidadania, Diversidade e Comunidades Opensource [WoMoz Brasil – Cynthia Zanoni]
Cynthia Zanoni falou sobre o conceito de cidadania e oportunidades para diversidade ou pessoas não binárias na sociedade, abordou os problemas que muitas comunidades de software livre enfrentam no cotidiano, inclusive a Mozilla Brasil, ela contou um pouco de sua história, dificuldades e projetos na comunidade Mozilla Brasil, é uma grande inspiração para a comunidade. Após sua palestra abriu se a oportunidade de todos comentarem sobre diversidade, oportunidades e problemas que estão fazendo outras comunidades de software livre morrer.
#2 Connected Devices com Mozilla [Mozilla – Andre Natal]
Andre Natal trabalha com projetos de Connected Devices na Mozilla e conversou com o nosso time explicando como funciona o programa, os projetos atuais em desenvolvimento, como a comunidade pode se engajar e também abriu oportunidade do nosso time se engajar no projeto nos próximos meses, vale mostrar as anotações:
- Connected Devices é um programa de experimentação/ideação de propostas de dispositivos conectados que possam ser integrados com serviços na web por exemplo;
- Toda a comunidade pode desenvolver protótipos e lançar uma proposta de solução para um Mozilla Rep da região ou o gestor da comunidade.
- Há alguns projetos em desenvolvimento interessante: Project Sensor Web, Project Link, Project Smart Home, Project Vaani, Project SmartTV, Project Flyweb e Project Magnet.
- Em Julho/2016 Andre Natal estará no Brasil, pretende criar um laboratório temporário e desenvolver um hands-on para a comunidade desenvolver e/ou testar protótipos de dispositivos.
#3 Advocacy For a Free Internet [ITS Rio – Gabriel Itagiba]
Gabriel Itagiba fala sobre políticas públicas para a proteção da web, privacidade e segurança dos usuários. Vou apontar os tópicos abordados:
- Marco Civil da Internet;
- Casos de bloqueio de serviços de empresas de tecnologia pelo governo;
- Repercussão do Marco Civil pelo mundo e exemplo para outros países;
- Privacidade e poder de polícia do Estado;
- Dados pessoais e lucro;
- Big data;
- Criptografia;
- Recente caso da Apple;
- Neutralidade da Rede;
- Criação de um programa na Mozilla Brasil para fortalecer o Mozilla Advocacy por meio de líderes/fellows capacitados.
Na discussão aberta comentamos sobre o posicionamento da Denelle Dixon Thayer, Chief Legal da Mozilla que opinou sobre a CPI do Cibercrime que “representam um retrocesso ao Brasil e colocam em risco a posição de referência do Marco Civil da Internet, que é um exemplo para o mundo em muitos aspectos.”, outras empresas da área de tecnologia e pesquisa também se posicionaram contra as propostas do governo, inclusive o ITS – Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro que elaborou uma relatório Contribuição técnica para a CPI de Crimes Cibernéticos.
#4 Mozilla Developer Network [Mozilla Brasil – Mariana Ribeiro]
Mariana Ribeiro é desenvolvedora e faz parte do time da WoMoz Brasil, ela já contribui com a MDN traduzindo artigos para o nosso idioma local, ela compartilhou todo seu conhecimento sobre a ferramenta com o nosso time.
- Introdução a MDN;
- MDN no GitHub;
- Criando uma conta na MDN;
- Glossário de artigos;
- Ferramenta de tradução;
- Processo de tradução;
- Missão de engajamento do time.
#5 Planejamento de atividades da região [Mozilla Brasil – Geraldo Barros]
Eu (Geraldo Barros), sou novo MozRep no Brasil, professor de desenvolvimento web e apaixonado por ensinar web para as pessoas, na minha cidade eu trabalho com o Leão Mozilla Clubs.
Minha tarefa em nosso meetup é garantir um planejamento de atividades de forma colaborativa baseada no interesse dos voluntários presentes em aprender ou desenvolver a desenvolver algo novo na região.
Eu iniciei a atividade apresentando e explicando aos voluntários os projetos, tipos de atividades e exemplos de métricas que podem ser desenvolvidos em nossa região, no momento de ideação nós escolhemos um projeto, um tipo de atividade e 2 métricas iniciais, e informar detalhes sobre o projeto.
Foi muito interessante fazer essa atividade, os voluntários liberaram a criatividade e perguntaram coisas específicas sobre os projetos novos e antigos, e pensaram em uma forma de atuação em nossa região.
Resumo do planejamento de atividades da região de São Paulo
- Mozilla Learning Network
- Mozilla Clubs [encontros regulares]
- membros de clube;
- pessoas alfabetizadas web.
- Mozilla Clubs [encontros regulares]
- Connected Devices
- Hands-on
- pessoas interagidas com atividades;
- protótipos/testes de dispositivos conectados.
- Hands-on
- Mozilla Developer Network
- Hackathon de tradução
- artigos criados/traduzidos;
- pessoas interagindo com atividades.
- Hackathon de tradução
- Mozilla Advocacy
- Mozilla Advocacy Catalyst Program [ criar programa novo ]
- treinamento de novos líderes/fellows;
- pessoas interagindo com atividades.
- Mozilla Advocacy Catalyst Program [ criar programa novo ]
- Mozilla Firefox
- Hackathon
- novas ideias para o Firefox;
- testes de segurança;
- Hackathon
- Qualidade e Garantia
- Hackathon
- novos testes com produtos Mozilla;
- pessoas interagindo com atividades.
- Hackathon
- Stumbling in a Box
- Hackathon
- novas áreas mapeadas;
- pessoas interagindo com atividades.
- Hackathon
Participação em eventos locais
- WoMakersCode Empower to Grow;
- Java One;
- OAB;
- FLISOL Votuporanga 2016;
- Pioneiras na Computação.
Ainda não há comentários
Publicar um comentário