A CryptoRave é um evento sobre privacidade e segurança realizado anualmente desde 2014 na cidade de São Paulo. O evento é baseado na ação global e descentralizada CryptoParty, a qual tem como objetivo difundir os conceitos fundamentais e softwares básicos de criptografia. Este ano, em sua quinta edição, o evento reuniu novamente a comunidade local engajando os participantes em atividades sobre segurança, criptografia, anonimato, privacidade e liberdade na rede, desde pessoas falando sobre como aplicativos de relacionamentos coletam seus dados à problemas de censura.
O termo “Saúde da Internet” é relativamente novo, muitas vezes é relacionado à questionamentos sobre a Internet ser saudável ou não para nós como humanos, e não ao fato da Internet em si ser um ecossistema. Este foi um dos pontos levantados durante a exibição do Internet Health Report, pela Mozilla Brasil, na CryptoRave deste ano.
O Internet Health Report – IHR é um documento de 53 páginas, desenvolvido pela Mozilla Foundation, que trás uma diversa gama de tópicos, bons e ruins, mas focando em cinco grandes questões: Privacidade e Segurança, Abertura, Inclusão Digital, Alfabetização Web e Descentralização. Desenvolvido colaborativamente com pesquisadores, ativistas de direitos digitais, contribuidores da Mozilla e demais membros da comunidade, o relatório baseia-se em um amplo conjunto de pesquisas existentes sobre as questões citadas acima entregando ao público uma perspectiva do quão a Internet está, e não está, saudável. O Internet Health Report tem como alvo conectar os pontos e buscar por padrões entre essas questões isoladas e olhar a experiência humana da internet como um todo.
Durante a exibição do IHR foram utilizados cinco posters como histórias, análises, e estatísticas que descrevia o que cada tópico-chave em destaque no relatório é. Os dados disponíveis nos pôsters foram selecionados para instigar e encorajar os participantes do evento a conhecerem melhor os tópicos ali tratados e visitarem o site do relatório.
Participaram da exibição três voluntários e um representante da Mozilla para integrar e apresentar o IRH aos participantes do evento. Os participantes foram encorajados a pensar sobre a Saúde da Internet, o que seriam os alicerces da Internet, como eles poderiam avaliar a Saúde da Internet, quais ações eles estão tomando para fazer a Internet um lugar melhor e como o IHR poderia ajudá-los nestas ações. A exibição também trazia um painel para coleta de feedbacks onde os participantes podiam marcar suas reações sobre como se sentiam sobre a Saúde da Internet.
A forma como o IHR refletiu em cada um dos participantes foi bem diversa, visto que, isso dependia muito de como cada participante se via conectado com cada ponto do relatório.
Os nossos destaques durante a exibição vieram das discussões e diálogos com participantes em volta – pesquisadores, desenvolvedores, ativistas e profissionais que trabalham diretamente no desenvolvimento da Internet. Aqui temos alguns tópicos discutidos profundamente:
- Fake News: notícias falsas estão em todos os lugares, on-line e off-line, é um grande desafio e uma oportunidade, o combate a fake news é um trabalho contínuo e pessoas em todo o mundo tentam criar soluções para bloquear/barrar fake news e conscientizar usuários em todo o mundo a avaliarem a informação de forma crítica. Tivemos conversas profundas sobre a origem das notícias falsas até possíveis soluções, identificando oportunidades de atuação.
- As pessoas sentem-se bravas, irritadas e chateadas sobre pontos não saudáveis da Internet exatamente porque esses pontos poderiam ser resolvidos em uma cooperação global moderna, informada e engajada para encarar esses problemas.
Você pode manter-se envolvido em nossas discussões sobre a saúde da Internet e engajar sua comunidade, aqui tem os nossos próximos passos:
- Nós promoveremos novos diálogos sobre a Saúde da Internet nas lives do Training Centre, certifique-se de conectar e inscrever-se no canal para manter-se informado.
- Nós queremos ouvir sua comunidade e rede localmente, o que você acha de organizar um diálogo na sua universidade, hackerspace ou espaço comunitário? Saiba como trabalhar junto conosco e contribuir com o programa global do relatório.
- Conecte-se conosco nos próximos eventos, garanta sua inscrição nesses eventos e participe de nossas atividades:
Obrigado a todos por juntar-se a nós na Cryptorave 2018, e especialmente a todos os contribuidores que produziram e facilitaram a exibição e diálogos – Cybelle Oliveira, Thiago Policena, Airton Zanon, Cynthia Pereira e Mariana Ribeiro.
Escrito por Mariana Ribeiro; Editado por Geraldo Barros; Fotos: Equipe de produção da exibição do Internet Health Report.
Ainda não há comentários
Publicar um comentário